Avaliação de Algoritmos de Análise de Sentimentos em Tweets no Domínio da Copa do Mundo FIFA 2018
Resumo
Redes sociais têm gerado um grande volume de dados naWeb e vários métodos e técnicas vêm sendo propostos em forma de aplicações para monitoramento e análise de repercussão de marcas, produtos e eventos relevantes como a Copa do Mundo FIFA. Este artigo analisa métodos de classificação adequados para o domínio da Copa do Mundo FIFA 2018 no Twitter. Foram coletados mais de 1 milhão de tweets, 4000 foram rotulados manualmente por um humano e 400 foram classificados. Os resultados mostram que o algoritmo Opinion Finder obteve predição quase perfeita baseado no coeficiente kappa de 0,95 para o domínio do evento estudado.
Referências
Benevenuto, F., Ribeiro, F., and Araújo, M. (2015). Métodos para análise de sentimentos em mídias sociais. In Brazilian Symposium on Multimedia and the Web (Webmedia), Manaus, Brasil.
FIFA. Site oficial do evento copa do mundo fifa 2018. https://www.fifa.com/worldcup. Acesso em junho de 2018.
Gomes, H. J. C. (2013). Análise de sentimentos na classificação de notícias. In Proceedings of the 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Lisboa, Portugal.
Kim, J. W., Kim, D., Keegan, B., Kim, J., Kim, S., and Oh, A. (2015). Social media dynamics of global co-presence during the 2014 fifa world cup. In CHI’15 Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference on Human Factors in Computing Systems, Seoul, Republic of Korea. ACM New York, NY, USA c 2015.
Landis, J. and Koch, G. (1977). An application of hierarchical kappa type statistics in the assessment of majority agreement among multiple observers. Biometrics, 33(2):363–374.
Rezende, S. O. (2005). Mineração de dados. In Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), São Leopoldo, Brasil.
Tan, A. H. (1999). Text mining: The state of the art and the challenges. In Proceedings of the PAKDD Workshop on Knowledge Disocovery from Advanced Databases, Beijing, China.