ProDOC: Uma Proposta de Processo de Desenvolvimento Orientado a Comportamento
Resumo
Devido as dificuldades de compreensão dos requisitos no cenário da Engenharia de Software, este trabalho aborda uma proposta de processo de desenvolvimento, o qual tem por objetivo melhorar o entendimento dos requisitos do sistema, impactando na implementação e na criação dos casos de testes, de acordo com o comportamento do software. O Processo de Desenvolvimento Orientado a Comportamento (ProDOC), utiliza especificações para a elicitação e elaboração de cenários de uso para cada funcionalidade. A fim de aumentar a compreensão dos requisitos e melhorar a validação do sistema final. Com o intuito de avaliar o processo ProDoc foi enviado um questionário para pesquisadores e/ou profissionais da área. Os resultados do questionário mostraram a aceitação e relevância da proposta.
Referências
Beck, K., Beedle, M., Van Bennekum, A., Cockburn, A., Cunningham, W., Fowler, M., Grenning, J., Highsmith, J., Hunt, A., Jeffries, R., et al. (2001). Manifesto for agile software development.
Cucumber (2018a). BDD Overview. Disponível em: https://docs.cucumber.io/bdd/overview/. Acesso em: 07.07.2018.
Cucumber (2018b). Gherkin Reference. Disponível em: https://docs.cucumber.io/gherkin/reference/, addendum. Acesso em: 07.07.2018.
North, D. (2006). Introducing behaviour driven development. Better Software Magazine.
Schwaber, K. and Beedle, M. (2002). Agile software development with Scrum, volume 1. Prentice Hall Upper Saddle River.
Schwaber, K. and Sutherland, J. (2011). The scrum guide. Scrum Alliance, 21.
Souza, G., Nunes, J., Oliveira, J., Araújo, N., Gorgônio, F., and Vale, K. (2015). Diretrizes para uma metodologia de desenvolvimento de software aplicada a startups de tecnologia da informação.