Aplicação do Mapeamento de Fluxo de Valor para Identificação de Desperdícios Operacionais em uma Empresa de Software de Grande Porte

  • Felipe Ribeiro UTFPR
  • Pedro Machado UTFPR
  • Jackson Schimit UTFPR
  • Luana Belusso UTFPR
  • Rafael de Oliveira UTFPR

Resumo


Através da aplicação do mapeamento de fluxo de valor em um ambiente real de manutenção de um software de grande porte, será colhido informações das solicitações que os clientes abrem com a empresa, e analisado as equipes e direcionamentos para identificar se há algum desperdício operacional na resolução das solicitações. Após a análise os resultados serão apresentados evidenciando os desperdícios operacionais encontrados.

Referências

Beck, K. and Gamma, E. (2000). Extreme programming explained: embrace change. addison-wesley professional.

Hirama, K. (2011). Engenharia de Software, Qualidade & Produtividade com Tecnologia. Elsevier, Rio de Janeiro.

Machado, P. and Tretin, M. G. (2017). Análise dos impactos na utilização de melhoria contínua em processos Ágeis de desenvolvimento de software: Um estudo de caso.

Poppendieck, M. and Poppendieck, T. (2003). Lean software development: an agile toolkit. Addison-Wesley.

Pressman, R. S. (2011). Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional. AMGH Editora.

Rother, M. and Shook, J. (2003). Learning to see: value stream mapping to add value and eliminate muda. Lean Enterprise Institute.
Publicado
22/10/2018
RIBEIRO, Felipe; MACHADO, Pedro; SCHIMIT, Jackson; BELUSSO, Luana; DE OLIVEIRA, Rafael. Aplicação do Mapeamento de Fluxo de Valor para Identificação de Desperdícios Operacionais em uma Empresa de Software de Grande Porte. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 2. , 2018, Dois Vizinhos/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 121-128.