Percepção da Contribuição da AGES para o Aprendizado em Engenharia de Software
Resumo
Pesquisadores e profissionais têm procurado, desde a década de 1970, soluções para os problemas clássicos do desenvolvimento de software utilizando uma abordagem focada no funcionamento das equipes. Neste contexto, a Agência Experimental de Engenharia de Software (AGES) é um espaço inovador, dentro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que permite aos alunos do curso de Engenharia de Software desenvolverem projetos de software com clientes reais. Este artigo tem como objetivo apresentar uma primeira análise sobre a percepção dos alunos da AGES a respeito da evolução do seu conhecimento das tecnologias e habilidades que são desenvolvidas no curso para o desempenho da profissão de Engenheiro de Software.
Referências
DUTRA, Alessandra C. S.; Majdenbaum, Azriel; Trindade, Cássio A. W., Callegari, Daniel A., Yamaguti, Marcelo (2017) Relatório Técnico TR85/2017. Disponível em: http://conteudo.pucrs.br/wp-content/uploads/sites/19/2017/10/Relatorio-Tecnico-RT85.pdf!
GIBBS, W. (1994) “Software's chronic crisis”. Scientific American, pp. 86–95.
LIKERT, R. (1932) “A technique for the measurement of attitudes”. Archives of Psychology, n. 140, pp. 44-53.
NEARSHORE AMERICAS (2012). “Collaborate. Innovate. Accelerate. Creating successful software requires a new model of development and a new kind of development team”. Capturado em: http://www.nxtbook.com/nxtbooks/nextcoast/nearshore_americas/#/1.
SAIEDIAN, H. (1999) “Software engineering education and training for the next millennium, Journal of Systems and Software”, v. 49, i. 2-3, p. 113-115.
YAMAGUTI, M., Oliveira, F., Trindade, C. A. W., Dutra, A.C.S. (2017) "AGES – an interdisciplinary space based on projects for Software Engineering learning",
SBES'17, September 20–22, 2017, Fortaleza, CE, Brazil.