Avaliação de Usabilidade do app ParecerEdu

  • Marina Braun Otokovieski UNIPAMPA
  • Amanda Meincke Melo UNIPAMPA
  • Ícaro Machado Crespo UNIPAMPA

Resumo


O desenvolvimento de software avança cada vez mais, ocupando espaço em diversos domínios. No âmbito da Educação, software educacionais e de gestão se mostram facilitadores para as atividades em sala de aula. Sendo assim, o aplicativo ParecerEdu visa auxiliar educadores na gestão de pareceres sobre o desempenho individual dos alunos em sala de aula. Com o intuito de inspecioná-lo para contribuir ao seu aprimoramento, foi conduzida uma Avaliação Heurística de Usabilidade em conjunto com a aplicação da escala System Usability Scale. Os resultados obtidos, demonstram necessidade de refatorações na interface, para melhor atender o usuário. Neste trabalho demonstramos como as metodologias foram aplicadas e quais podem ser os trabalhos futuros.

Palavras-chave: Avaliação, SUS, Usabilidade, Heuristicas, Aplicativo

Referências

Brooke, J. (1996). SUS: a “quick and dirty” usability. Usability evaluation in industry, 189.

Carroll, J. M. (2013). Human computer interaction (hci). The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed.

Felizardo, K. R. (2004). Apoio computacional para inspeção de software. INFOCOMP Journal of Computer Science, 3(2):14–18.

ISO/IEC (2001). ISO/IEC 9126. Software engineering – Product quality. ISO/IEC.

Melo, S. M. (2009). Inspeção de software. University of São Paulo: São Carlos, SP.

Muller, M. J., Haslwanter, J. H., and Dayton, T. (1997). Chapter 11 - participatory practices in the software lifecycle. In Helander, M. G., Landauer, T. K., and Prabhu, P. V., editors,Handbook of Human-Computer Interaction (Second Edition), pages 255–297.North-Holland, Amsterdam, second edition edition.

Nagar, M. A. K., Rahoo, L. A., Rehman, H. A., and Arshad, S. (2018). Education management information systems in the primary schools of sindh a case study of hyderabad division. In2018 IEEE 5th International Conference on Engineering Technologies and Applied Sciences (ICETAS), pages 1–5.

Nielsen, J. and Molich, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces. CHI ’90, page 249–256, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Oliveira, I. and Melo, A. (2020). Pareceredu: um aplicativo para apoio à elaboração de pareceres nos anos iniciais de ensino fundamental. In Anais do XXXI Simpósio Brasileirode Informática na Educação, pages 672–681, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Sauro, J. and Lewis, J. R. (2016). Chapter 8 - standardized usability questionnaires. InSauro, J. and Lewis, J. R., editors,Quantifying the User Experience (Second Edition), pages 185–248. Morgan Kaufmann, Boston, second edition edition.

Sousa, R. (2011). Tecnologias digitais na educação. EDUEPB, Campina Grande, Brazil.
Publicado
01/12/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OTOKOVIESKI, Marina Braun; MELO, Amanda Meincke; CRESPO, Ícaro Machado. Avaliação de Usabilidade do app ParecerEdu. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 5. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2021.18446.