Redes sociais e engenharia de requisitos: é possível conciliar?

  • Hemili Roberta Acker Constantino IFRS
  • Emerson Rogério de Oliveira Junior IFRS
  • Lis Ângela de Bortoli IFRS

Resumo


A engenharia de requisitos é a primeira etapa no desenvolvimento de todo e qualquer software. O processo é caracterizado por comunicação intensa entre os stakeholders, que deve ser mantida da melhor forma possível. As redes sociais estão em franca expansão, proporcionando um espaço crescente de comunicação, de forma onipresente, no qual é possível a construção de conhecimento de maneira coletiva e colaborativa. Sendo assim, este artigo apresenta um estudo comparativo entre as características da engenharia de requisitos e as redes sociais mais utilizadas atualmente, a fim de verificar a possibilidade de apoiar esse processo. Os resultados apontam queasredessociaisanalisadasatendemparcialmenteaessascaracterísticas.

Referências

Carvalho, V. O. e Murback, F. G. R (2014), “Estudo da utilização das redes sociais digitais nas empresas brasileiras”, https://www.pucpcaldas.br/graduacao/administracao/revista/artigos/v2014/Artigo41_ 2014.pdf,Novembro.

Chatti M. A., Jarke, M. e Wilke D. F. (2007), “The future of e-learning: a shift to knowledge networking and social software. In: Journal of Knowledge and Learning, v.3,n.4-5.

Data Reportal (2019), https://datareportal.com/reports/digital-2019-brazil, Maio de 2019.

IEEE Standard Glossary of Software Engeneering Terminology (1990), http://www.mit.jyu.fi/ope/kurssit/TIES462/Materiaalit/IEEE_SoftwareEngGlossary.p df,Setembrode2016.

Jirotka, M., Goguen, J. (1994), Requirements Engineering - social and technical issues. AcademicPress.

Marteleto, R. M. (2010), “Redes Sociais, mediação e apropriação de informações: situando campos, objetos e conceitos na pesquisa em Ciência da Informação”. Pesq. bras.ci.inf.,Brasília,v.3,n.1,Novembro.

Martino,L.M.S.(2015),TeoriadasMídiasDigitais.2ªedição,páginas10-56.

Pressman, R. (2016), Engenharia de Software - uma abordagem profissional. McGraw- Hill.

Primo, A. F. T. (2003), Interação mediada por computador:: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Tese de Doutorado.Cursodepós-graduaçãoeminformáticanaeducação-UFRGS.

Sommerville,I.(2011),EngenhariadeSoftware.AddisonWesley
Publicado
22/10/2019
CONSTANTINO, Hemili Roberta Acker; JUNIOR, Emerson Rogério de Oliveira; BORTOLI, Lis Ângela de. Redes sociais e engenharia de requisitos: é possível conciliar?. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 3. , 2019, Rio do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 17-24.