Um Plano Goal/Question/Metrics para Aprendizado Baseado em Problemas na Engenharia de Software

  • Jonas M Chagas UNIPAMPA
  • João Pablo S. da Silva UNIPAMPA

Resumo


A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e uma abordagem construtivista de ensino-aprendizagem que tem sido usada para ensinar conteúdos relacionados à Engenharia de Software (ES). A natureza construtivista de ABP requer que a aprendizagem dos discentes seja continuamente monitorada de diferentes perspectivas, as quais nem sempre estao claramente definidas para os docentes. Assim, propoe-se neste trabalho um Plano Goal/Question/Metrics (GQM) a ser usado em componentes curriculares que utilizam ABP para ensinar ES. O plano em questao foi elaborado aplicando o método GQM e avaliado em um piloto executado em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Como resultado, foram geradas evidencias que indicam que o Plano GQM proposto é útil para monitorar o processo de ensino-aprendizagem

Referências

Araújo, U. F. and Sastre, G. (2009). Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. Summus, S˜ao Paulo, 1 edition.

Cheiran,J.F.P.,Rodrigues,E.M.,Carvalho,E.L.S.,andSilva,J.P.S.(2017). Problem- basedlearningtoaligntheoryandpracticeinsoftwaretestingteaching. InProceedings of the 31st Brazilian Symposium on Software Engineering, page 10, Fortaleza. ACM.

Gencel, C., Petersen, K., Mughal, A. A., and Iqbal, M. I. (2013). A decision support framework for metrics selection in goal-based measurement programs: Gqm-dsfms. Journal of Systems and Software, 86(12):3091–3108.

Kim, H. (2012). Frameworks for validation of mobile software project performance. In Proceedings of the World Congress on Engineering and Computer Science, volume 1, pages 24–26.

Kowalczyk, M., M¨unch, J., Katahira, M., Kaneko, T., Miyamoto, Y., and Koishi, Y. (2014). Aligning software-related strategies in multi-organizational settings. arXiv preprint arXiv:1401.1910.

Martins,J.G.(2002). Aprendizagem Baseada em Problemas Aplicada a Ambiente Virtual de Aprendizagem. PhD thesis, Universidade Federal de Santa Catarina.

M¨unch, J., Fagerholm, F., Kettunen, P., Pagels, M., and Partanen, J. (2013). The effects of gqm+ strategies on organizational alignment. arXiv preprint arXiv:1311.6221.

Parkash,S.andKaushik,V.K.(2013). Simplified product value measurement framework for small and medium sized enterprises. LogForum, 9(3):161–166.

Petersen,K.,Feldt,R.,Mujtaba,S.,andMattsson,M.(2008). Systematic mapping studies in software engineering. In 12th international conference on evaluation and assess- ment in software engineering, volume 17, pages 1–10. sn.

Raju,S.andUma,G.(2014). A quantitative measurement of software requirement factors using goal question metric (gqm) approach.

Reinfrank, F., Ninaus, G., Peischl, B., and Wotawa, F. (2015). A goal-question-metrics model for configuration knowledge bases. In Configuration Workshop.

Southekal, P. H. and Levin, G. (2011). Formulation and empirical validation of a gqm basedmeasurementframework. InEmpiricalSoftwareEngineeringandMeasurement (ESEM), 2011 International Symposium on, pages 404–413. IEEE.

VanSolingen,R.andBerghout,E.(1999).TheGoal/Question/MetricMethod: apractical guide for quality improvement of software development. McGraw-Hill.
Publicado
22/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
CHAGAS, Jonas M; SILVA, João Pablo S. da. Um Plano Goal/Question/Metrics para Aprendizado Baseado em Problemas na Engenharia de Software. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 3. , 2019, Rio do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 73-80.