Engenharia de Requisitos na Resolução de Problemas da Comunidade: Lições Aprendidas
Resumo
O entendimento de conceitos e práticas de Engenharia de Requisitos é um dos fatores fundamentais na engenharia de um software. Baseando-se na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, o componente curricular ”Resolução de Problemas I” aborda um problema real para a construção do conhecimento referente às práticas de Engenharia de Requisitos. Este artigo tem como objetivo analisar as lições aprendidas ao longo do componente através de questões subjetivas que relatam tanto experiências positivas quanto negativas. Os resultados obtidos através do método de análise de conteúdo indicam um percentual maior de práticas que deram certo e que o trabalho em grupo foi o elemento mais desafiador.
Referências
IEEE (2011). Systems and software engineering – life cycle processes –requirements engineering. ISO/IEC/IEEE 29148:2011(E).
Lopes, J. R., Medeiros, G. C., Fialho, D., and Bordin, A. S. (2017). Resoluc¸˜ao de pro- blemas no curso de engenharia de software: Uma experiência envolvendo extensão e ensino. Anais da 1oEscola Regional de Engenharia de Software-ERES 2017, pages 97–104.
Moraes, R. (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, 22(37):7–32.
Ribeiro,L.R.d.C.(2010). Aprendizagem baseada em problemas(pbl): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar.
Veronese,G.S.(2014). Métodos para captura de lições aprendidas: em direção a melhoria contínua na gestão de projetos. Revista de Gestão e Projetos-GeP, 5(1):71–83.