Diagnóstico das Dificuldades nas disciplinas de Algoritmos I e de Algoritmos II de um Curso de Sistemas de Informação

  • Rodrigo Cardoso Oliveira UFR
  • Soraia Silva Prietch UFR

Resumo


Este estudo apresenta o ponto de vista de estudantes sobre as dificuldades na aprendizagem nas disciplinas de Algoritmos I e de Algoritmos II. A escolha do tema foi motivada pelo evidente número de desistências nas disciplinas. Para isso, pesquisa exploratória foi conduzida, tomando como base a aplicação de um questionário aos estudantes que já cursaram as referidas disciplinas. Dentre os temas investigados encontram-se: conteúdo das ementas, linguagens de programação, afinidade com a área de Sistemas de Informação, dedicação para estudos extraclasse, dentre outras. Os resultados desta pesquisa poderão ser úteis para a reestruturação de cursos de graduação em computação considerando a opinião dos estudantes.

Palavras-chave: Informática aplicada

Referências

Castro Junior, A. A. de, Cheung, L. M., Batista, E. J. S., Lima, A. C. de. (2021). Uma Análise Preliminar da Aplicação do Método 300 em Turmas de Algoritmos e Programação. In: Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), 29, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 171-180. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15908.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 12. ed. São Paulo: Atlas.

Gomes, A., Henriques, J., Mendes, A. (2008). Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educação, Formação & Tecnologias. v. 1. n. 1. p. 93-103. Disponível em: https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/23/16. Acesso em: 09 jan. 2021.

Hoed, R. M. (2016). Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de Computação. Dissertação de Mestrado Profissional em Computação Aplicada, Departamento de Ciência da Computação, Universidade de Brasília. Disponível em t.ly/WxqM. Acesso em 06 Nov. 2021.

Lima Junior, J. A. T., Vieira, C. E. C e Vieira, P. de P. (2015). Dificuldades no processo de aprendizagem de Algoritmos: uma análise dos resultados na disciplina de AL1 do Curso de Sistemas de Informação da FAETERJ – Campus Paracambi. Cadernos UniFOA, Edição 27. Disponível em: t.ly/vRJ1. Acesso em 12 out. 2021.

Marconi, M. A. Lakatos, E. M. (2017). Técnicas de Pesquisa. 8. ed. São Paulo: Saraiva.

Pereira Júnior, J. C. R. (2006). AVEP – Um ambiente virtual para apoio ao ensino de Algoritmos e programação. 124.p. Dissertação. Mestre em Engenharia de Produção. Centro de Ciências e Tecnologia. UENF, RJ.

Rocha, P. S., Ferreira, B., Monteiro, D., Nunes, D. da S. C., Góes, H. C. do N. (2010). Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino. Revista Renole. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, v. 8. n. 3. dez. 2010.

Silva, B. S. da; Trentin, M. A. S. (2016). Dificuldades no ensino-aprendizagem de programação de computadores: contribuições para sua compreensão e resolução. V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. II Semana Acadêmica da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais. Disponível em: http://www.sinect.com.br/2016/down.php?id=3349&q=1. Acesso em: 12 jan. 2021.

Silva, W. dos S., Lima, M. S., Raposo, J. C. dos S., Silva Junior, L. C. F. da. (2018). Levantamento sobre as dificuldades do discentes nas disciplinas de programação no curso técnico de informática. Diversitas Journal. v. 3. n. 3. p.761-770. set./dez. Santana do Ipanema-AL.

Barbosa, S. D. J. e Silva, B. S. da. (2017). Interação Humano-Computador. 2ª ed., Editora Campus-Elsevier: Rio de Janeiro.

Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., Leite, J., Araujo, R. M., Correira, R., Martins, S. (2017). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação, SBC. Disponível em: t.ly/kXgO. Acesso em: 8 fev. 2021.
Publicado
10/11/2021
OLIVEIRA, Rodrigo Cardoso; PRIETCH, Soraia Silva. Diagnóstico das Dificuldades nas disciplinas de Algoritmos I e de Algoritmos II de um Curso de Sistemas de Informação. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 21. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-7. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2021.18217.