Desenho de Produto de Tecnologia Assistiva Considerando as Pessoas, o Contexto de uso e as Atividades

  • Soraia Silva Prietch UFR
  • Polianna dos Santos Paim UFR
  • Nivaldo Alexandre de Freitas UFR
  • Waine Teixeira Junior UFR

Resumo


Produtos de Tecnologia Assistiva (TA) podem promover para pessoas com deficiência maior igualdade nas oportunidades, qualidade de vida e autonomia. Para o desenho destes produtos e para potencializar a sua adoção, é preciso que quatro componentes essenciais sejam considerados: Humanos, Atividades, TA e Contexto de uso. Neste artigo é descrito o caminho percorrido em um projeto de pesquisa cujo objetivo foi investigar a realização de variadas atividades por pessoas com deficiência em diversos contextos de uso. Durante os cinco anos do projeto, oito projetos que contavam com temas e objetivos mais específicos foram conduzidos. É possível destacar a importância de atividades participativas com a comunidade, para além do público-alvo, e a inclusão de pessoas com deficiência na liderança de projetos.

Palavras-chave: Experiência do usuário e Interação Humano-Computador, Inclusão, Equidade e Acessibilidade, Informática aplicada

Referências

Brasil. (2015). Lei no 13.146, de 6 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: t.ly/w97A. Acesso em: 25 set. 2016.

Cook, A. M. e Polgar, J. M. (2008). Cook and Husseys’s Assistive Technologies: Principles and Practice. 3a ed., Elsevier.

Dischinger, M., Ely, V. H. M. B., Borges, M. M. F. da C. (2009). Manual de acessiblidade espacial para escolas: o direito à escola acessível. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2009. 115 p.

Kleina, C. (2012). Tecnologia assistiva em educação especial e educação inclusiva. Curitiba: InterSaberes.

Manzini, E. J. (2008). Tecnologia assistiva: definição, descrição e aplicação. Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 14, n. 3, p. 511-512. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/30116. Acesso em: 16 mai. 2018.

Manzini, E. J., Maia; S. R. e Gasparetto; M. E. R. F. (2008). Questionário T.A.E. – Tecnologia Assistiva para Educação. Brasília: Comitê de Ajudas Técnicas.

Manzini, E. J. (2013). Questionário TAE II: tecnologia assistiva para educação. Rio de Janeiro: UERJ, 11p.

Paim, P., Prietch, S. e Duarte, A. (2018). CoDesign in the Exploratory Phase of an Assistive Technology product Design to support the Teaching-Learning Process of Brazilian-Portuguese Language for Visual Persons. In Proceedings of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC 2018). ACM, Article 12, 1–9. DOI: https://doi.org/10.1145/3274192.3274204

Paim, P. e Prietch, S. (2019a). Semiotic ladder artifact to design an assistive technology product for people who are deaf. In Proceedings of the IX Latin American Conference on Human Computer Interaction (CLIHC '19). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 21, 1–5. DOI: https://doi.org/10.1145/3358961.3358982

Paim, P. e Prietch, S. (2019b). Communicability evaluation of video-exam in libras of the ENEM platform. In Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC '19). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 19, 1–11. DOI: https://doi.org/10.1145/3357155.3358478

Paim, P., Prietch, S. e Sánchez, J. A. (2021). Co-designing a Learning Environment for Written Representations of a Second Language for and with D/deaf Learners. In Proceedings of the 8th Mexican Conference on Human-Computer Interaction (MexIHC 2021). December 1-3, 2021, Online, México.

Prietch, S. S., Miranda, F., Paim, P., Leite, V., Soncini, C. (2021). A Sign Language Self-Report Instrument for Research on Emotional User Experience. In Proceedings of the X Latin American Conference on Human Computer Interaction (CLIHC 2021).

Sassaki, R. K. (2009). Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr., p. 10-16.

Silva, W. R. da e Prietch, S. S. (2016). Wikitas: Online Collaboration concerning with Assistive Technologies for Teachers of Students who are Deaf. In Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC '16). ACM, Article 41, 1–4. DOI: https://doi.org/10.1145/3033701.3033743

Silva-Prietch, S., Gonzalez-Calleros, J. M., Sánchez, J. A., Olmos-Pineda, I., Guerrero-García, J. (2019). Cultural aspects in the user experience design of an ASLR system. In: CLIHC '19: IX Latin American Conference on Human Computer Interaction, 2019, Panama City Panama. Proceedings of the IX Latin American Conference on Human Computer Interaction. New York: ACM, 2019. p. 1-5.
Publicado
10/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PRIETCH, Soraia Silva; PAIM, Polianna dos Santos; DE FREITAS, Nivaldo Alexandre; TEIXEIRA JUNIOR, Waine. Desenho de Produto de Tecnologia Assistiva Considerando as Pessoas, o Contexto de uso e as Atividades. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 21. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 70-76. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2021.18227.