Tecnologias Assistivas: Cartões RFID como Ferramenta de Auxílio na Comunicação de Crianças com TEA

  • Aldalice R. Dias UFMT
  • Fernanda A. P. Marques UFMT
  • Nathalia D. Borges UFMT
  • Thais Reggina Kempner UFMT
  • Luciana C. L. de Faria Borges UFMT
  • Eunice P. dos Santos Nunes UFMT

Resumo


Tecnologias assistivas baseadas na robótica mostram-se úteis para aperfeiçoar a comunicação de indivíduos com autismo. Este artigo investiga a criação/aplicação de cartões RFID educacionais, associados à produção da fala por um robô, visando a terapia de crianças com autismo. Com base na literatura, experiências em laboratórios, design participativo e avaliação prática da proposta, foram implementados em um robô 170 cartões lúdicos personalizados para a execução de atividades diversas, que envolvem desde expressões emocionais até a associação de palavras, com sons adequados às imagens dos cartões. Tal proposta foi bem avaliada por stakeholders, que utilizaram o robô em terapia.

Palavras-chave: Autismo, CAA, Tecnologia Assistiva, Comunicação Visual, Design

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Publicado
28/11/2023
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DIAS, Aldalice R.; MARQUES, Fernanda A. P.; BORGES, Nathalia D.; KEMPNER, Thais Reggina; BORGES, Luciana C. L. de Faria; NUNES, Eunice P. dos Santos. Tecnologias Assistivas: Cartões RFID como Ferramenta de Auxílio na Comunicação de Crianças com TEA. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 12. , 2023, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 97-106. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2023.236512.