Explorando os Benefícios da Realidade Aumentada em uma Experiência Imersiva e Interativa para Exposição do Robô OTTO

  • Dayanni Elias UFMT
  • Gabriel R. B. S. Rebouças UFMT
  • Kamylla M. V. dos Santos UFMT
  • Thais R. Kempner UFMT
  • Eunice P. dos Santos Nunes UFMT
  • Luciana C. L. de Faria Borges UFMT

Resumo


Esta pesquisa concentra-se na utilização de realidade aumentada (RA) para demonstração tridimensional do Robô OTTO, destinados a reduzir substancialmente os custos relacionados à produção de modelos 3D, bem como oferecer uma perspectiva interativa do robô em questão. Usando a incorporação de tecnologias de código aberto, o projeto visa proporcionar uma alternativa economicamente viável, especialmente benéfica, para universidades que desejam explorar a potencialidade da RA. Com isso, este artigo destaca as etapas do desenvolvimento dessa ferramenta para utilização dessa tecnologia em ambientes educacionais e áreas correlatas.

Palavras-chave: Realidade Aumentada, Inovação, Tecnologia Assistiva, Animação, Interação

Referências

A-Frame – Make WebVR. (2023). A-Frame. Acesso em 4 de Agosto de 2023. Disponível em: [link].

Azuma, R., Baillot, Y., Behringer, R., Feiner, S., Julier, S., & MacIntyre, B. (2001). Recent advances in augmented reality. IEEE computer graphics and applications, 21(6), 34-47.

Billinghurst, M., & Duenser, A. (2012). Augmented reality in the classroom. Computer, 45(7), 56-63.

Domanski, R. (2019). Activity -A-Frame: Virtual Reality Programming Activity -A-Frame: Virtual Reality Programming. Acesso: 18 de Setembro de 2023, Disponível em: [link].

Hu Tianyu et al. (2017). Overview of augmented reality technology. Computer Knowledge and Technology, (34): 194-196 (em Chinês).

Johnson, C., & Brown, D. (2019). O Impacto da Realidade Aumentada em Iniciativas Acadêmicas de Baixo Custo. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, 8(3), 132-149.

Juan, M. C., Dominguez, Z.V. E. G, Ruiz, R. R., Miranda, M. A., Gómez, L. M., & Muñoz, C. S. (2017). A Portable Augmented-Reality Anatomy Learning System Using a Depth Camera in Real Time. The American Biology Teacher 79.3: 176-83.

Key, A. (2012). A Linguistic Frame of Mind: ar-Rāġib al-Isfahānī and what it meant to be ambiguous.

Klein, G., & Murray, D. (2007). Parallel tracking and mapping for small AR workspaces. In 2007 6th IEEE and ACM international symposium on mixed and augmented reality (pp. 225-234).

Klopfer, E., & Squire, K. (2008). Environmental detectives—the development of an augmented reality platform for environmental simulations. Educational Technology Research and Development, 56(2), 203-228.

Kowalczuk, Pascal; Siepmann, Carolin; Adler, Jost (2020). Cognitive, affective, and behavioral consumer responses to augmented reality in e-commerce: A comparative study. Journal of Business Research, (), S0148296320307220–. DOI: 10.1016/j.jbusres.2020.10.050,

Mavar-Haramija, M., Prats-Galino, A., Escuder, C. B., Juanes Méndez, J. A., & Puigdelívoll-Sánchez, A. (2013, November). 3D PDF technology combined with Javascript functions enables the creation and visualization of interactive 3D presentations. In Proceedings of the First International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality, (pp. 67-72). DOI: 10.1145/2536536.2536548.

Milgram, P., & Kishino, F. (1994). A taxonomy of mixed reality visual displays. IEICE TRANSACTIONS on Information and Systems, 77(12), 1321-1329.

Phon, D. N. E. , Ali, M. B. & Halim, N. D. A. (2014). Collaborative Augmented Reality in Education: A Review, International Conference on Teaching and Learning in Computing and Engineering, Kuching, Malaysia, 2014, pp. 78-83, DOI: 10.1109/LaTiCE.2014.23.

Rebouças, G., Kempner, T., Nunes, E., & Borges, L. (2021). Modelagem 3D do Robô Otto para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. In Anais da XXI Escola Regional de Informática de Mato Grosso, (pp. 35-41). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/eri-mt.2021.18222.

Rebouças, G., Neves, I., Lima, E., Kempner, T., Nunes, E., & Borges, L. (2023). O potencial da robótica no tratamento terapêutico de crianças com Transtorno do Espectro Autista. In Anais do IV Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, (pp. 173-183). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wics.2023.230763.

Schmidt, E., & Cohen, J. (2013). A nova era digital. Editora Intrinseca. p. 319. ISBN: 9788580573886.

Sutherland, I. E. (1965). O Display Definitivo. Proceedings of the IFIP Congress, 506-508.
Publicado
28/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ELIAS, Dayanni; REBOUÇAS, Gabriel R. B. S.; DOS SANTOS, Kamylla M. V.; KEMPNER, Thais R.; NUNES, Eunice P. dos Santos; BORGES, Luciana C. L. de Faria. Explorando os Benefícios da Realidade Aumentada em uma Experiência Imersiva e Interativa para Exposição do Robô OTTO. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 12. , 2023, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 156-165. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2023.236608.