Desvendando as Artimanhas Virtuais: um projeto sobre a tipificação de golpes digitais e a promoção da conscientização popular

  • Raquel A. Valério UFMT
  • Ana Paula V. Dias UFMT
  • Patricia C. de Souza UFMT
  • Daniel A. Vecchiato UFMT
  • Aurélio M. da Silva CISC
  • Nelcileno V. S. Araujo UFMT

Resumo


Nos últimos anos a sociedade passou por transformações na comunicação, levando à era da informatização e ao uso disseminado de tecnologias para interação, que culminou na necessidade dos elos digitais. Contudo, isso também ampliou a ocorrência de golpes cibernéticos. Este artigo aborda o aumento destes crimes e a ausência de suas tipificações. Por meio do método Design Science Research, o artigo propõe um artefato para solucionar essa problemática, usando quizzes e formulários para auxiliar na conscientização sobre os padrões dos golpes digitais. Os resultados evidenciam a aceitação dos participantes, embora indiquem a necessidade de ajustes e criação de novos artefatos.

Palavras-chave: golpes digitais, segurança, conscientização, gamificação, DSR

Referências

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Publicado
28/11/2023
VALÉRIO, Raquel A.; DIAS, Ana Paula V.; DE SOUZA, Patricia C.; VECCHIATO, Daniel A.; DA SILVA, Aurélio M.; ARAUJO, Nelcileno V. S.. Desvendando as Artimanhas Virtuais: um projeto sobre a tipificação de golpes digitais e a promoção da conscientização popular. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 12. , 2023, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 231-235. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2023.236596.