Desvendando as Artimanhas Virtuais: um projeto sobre a tipificação de golpes digitais e a promoção da conscientização popular
Resumo
Nos últimos anos a sociedade passou por transformações na comunicação, levando à era da informatização e ao uso disseminado de tecnologias para interação, que culminou na necessidade dos elos digitais. Contudo, isso também ampliou a ocorrência de golpes cibernéticos. Este artigo aborda o aumento destes crimes e a ausência de suas tipificações. Por meio do método Design Science Research, o artigo propõe um artefato para solucionar essa problemática, usando quizzes e formulários para auxiliar na conscientização sobre os padrões dos golpes digitais. Os resultados evidenciam a aceitação dos participantes, embora indiquem a necessidade de ajustes e criação de novos artefatos.
Referências
Fortinet (2022) “Brasil é o segundo país que mais sofre ataques cibernéticos na América Latina”, [link].
Dresch, A., Lacerda, D. P. e Antunes Jr., J. A. V. (2015), Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia, Bookman.
Marinho, A. e Bodê, J. (2022). Gamificação Aplicada a Programas e Campanhas de Conscientização de Segurança da Informação. In FatecSeg Congresso De Segurança Da Informação.
Silva, R. L. e Vieira, A. (2021). Segurança cibernética: o cenário dos crimes virtuais no Brasil. In Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 04, Vol. 07, pp. 134-149.