Análise de ferramentas para implementação de chatbot no ambiente acadêmico

  • Letizia Manuella Serqueira Eugênio UFMT
  • Asafe Belo Borges UFMT
  • Allan Gonçalves de Oliveira UFMT
  • Nielsen Cassiano Simões UFMT

Resumo


O uso de chatbots permite disponibilizar atendimento contínuo e econômico entre uma Instituição e seu público. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) possui grande quantidade de normas internas e de difícil acesso. Este trabalho apresenta os resultados parciais do processo de implementação de um chatbot na UFMT. Foram analisadas 5 ferramentas baseado em critérios pré-estabelecidos e chegou-se a conclusão de que a ferramenta Rasa possui as características necessárias para implementação do chatbot na UFMT.
Palavras-chave: chatbot, inteligência artificial, universidade, implementação, ferramenta

Referências

Adamopoulou, E. and Moussiades, L. (2020). An overview of chatbot technology. In Maglogiannis, I., Iliadis, L., and Pimenidis, E., editors, Artificial Intelligence Applications and Innovations, pages 373–383, Cham. Springer International Publishing.

AI, C. (2023). Commerce ai web site. website. Disponível em: [link]. Acessado em 30 outubro de 2023.

Araujo, E. F. d. S. (2020). Pantheon: Solução chatbot no ambiente acadêmico da UFRJ. PhD thesis, UFRJ.

Galvão, M. C. B. and Ricarte, I. L. M. (2019). Revisão sistemática da literatura: Conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, 6:57–73.

Lalwani, T., Bhalotia, S., Pal, A., Rathod, V., and Bisen, S. (2018). Implementation of a Chatbot System using AI and NLP. International Journal of Innovative Research in Computer Science & Technology (IJIRCST), 6.

Marques, J. R. (2016). História da computação humana. Blog. Disponível em: [link]. Acessado em 14 setembro de 2023.

Nagarhalli, T. P., Vaze, V., and Rana, N. K. (2020). A Review of Current Trends in the Development of Chatbot Systems. In 2020 6th International Conference on Advanced Computing and Communication Systems (ICACCS), pages 706–710. ISSN: 2575-7288.

UFMT (2022). Anuário estatístico 2022 ano base 2021. page 46.
Publicado
28/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
EUGÊNIO, Letizia Manuella Serqueira; BORGES, Asafe Belo; DE OLIVEIRA, Allan Gonçalves; SIMÕES, Nielsen Cassiano. Análise de ferramentas para implementação de chatbot no ambiente acadêmico. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 12. , 2023, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 246-250. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2023.236621.