Levantamento de artes para práticas educativas sobre vida, morte e legado digital do repositório "DAVI na Escola"

  • Cássia Maria Nascimento de Lima UFMT
  • Cristiano Maciel UFMT

Resumo


A arte é uma aliada na criação de práticas educativas para reflexões sobre vida, morte e legado digital, que visam a diminuição dos tabus em torno da temática. Assim sendo, o objetivo deste artigo é analisar os conteúdos sobre artes contidas no repositório digital da plataforma “DAVI na Escola”, relacionando Educação e Computação. Em termos metodológicos, este é um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica e o levantamento exploratório na Web como métodos de pesquisa. Ainda que o projeto esteja em andamento, as práticas elaboradas com o auxílio das artes estão sendo testadas com estudantes da Educação Básica e Superior, o que comprova a sua potencialidade.

Referências

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.

Correia, G. A., Pereira, V. C., Trevisan, D., & Maciel, C. (2024). “The Art of Dying in a Digital World: How Death is Represented in Digital Art”. Journal on Interactive Systems, 15(1), 252–264.

DAVI. Dados Além da Vida. [link].

Ferreira, A. and Barros, M. (2024). “A arte na formação do ser humano: um olhar sócio histórico cultural”. Montenegro: Revista Da FUNDARTE, 59 (59), 1-16, e1381.

Flores, D. M. M. S., Cruz, S. and Penariol, M. P. (2021). “O luto infantil e a educação para a morte no contexto escolar”. Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO, [S. l.], 01-28.

Fronza, L. P., Quintana, A. M., Weissheimer, T. K. D. S. and Barbieri, A. (2015). “O tema da morte na escola: possibilidades de reflexão”. Santa Cruz do Sul: Revista Barbarói, 43 (1), 48-71.

Galvão, V. F., Maciel, C., Nunes, E. P., & Rodrigues, K. R. (2023). “A framework to support the development of empathic games”. In Proceedings of the XXII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC ‘23). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 31, 1–12.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 1ª edição.

Kovács, M. J. (2005). “Educação para a morte”. São Paulo: Psicologia, Ciência e Profissão, 25(3), 484-497.

Leal, C. G. (2023). Morte e educação: um estudo sobre a finitude humana na perspectiva da complexidade como instrumento para uma educação integral dos sujeitos. Caruaru: Repositório da UFPE.

Lima, C., Trevisan, D., and Maciel, C. (2023). “Aceitabilidade de aplicativo com material educativo para reflexões sobre morte, luto e legado digital”. In Anais da XII Escola Regional de Informática de Mato Grosso, 58-68. Porto Alegre: SBC.

Lopes, A. D.; Pereira, V. C. and Maciel, C. (2014). “Recomendações para o Design de Memórias Digitais na Web Social”. In Proceedings of the 13th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 275-284. Porto Alegre: SBC.

Lowe, D. and Pressman, R. S. (2009). Engenharia Web. Barueri: LTC, 1ª edição.

Morin, E. (2007). Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 3ª edição, 1-57.

Nascimento, R. T. (2021). “Relações entre o medo da morte e formação acadêmica em Psicologia”. Uberlândia: Perspectivas em Psicologia, v. 25 (1), 198-209.

Pereira, A. R. G. (2023). “Educação para a morte em um contexto pós-pandêmico”. In Nas tramas da educação: construindo saberes. Itapiranga: Schreiben, 105-113.

Sommerville, I. (2007). Engenharia de software. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 8ª edição.

Trevisan, D. and Maciel, C. (2023). “Panorama de pesquisas sobre aspectos educativos da morte no contexto da educação básica a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura”. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 8(15).

Trevisan, D., Maciel C. and Bim, S. A. (2021). “Educação, morte e tecnologias - experiência no ensino de avaliação em IHC”. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 56-63. Porto Alegre: SBC.

Trevisan, D. (2023). Reflexões sobre morte e legado na Educação: ressignificação da vida expressa por jovens do ensino médio. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso.
Publicado
07/11/2024
LIMA, Cássia Maria Nascimento de; MACIEL, Cristiano. Levantamento de artes para práticas educativas sobre vida, morte e legado digital do repositório "DAVI na Escola". In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 13. , 2024, Alto Araguaia/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 84-89. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2024.245834.