Percepções da Inteligência Artificial Generativa na educação: Um estudo sobre o uso entre universitários
Resumo
O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem transformado diversos setores, e no ensino superior não é diferente, onde acesso a ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, ganham destaque. Elas não apenas ampliam o acesso a recursos de apoio ao aprendizado, mas suscitam novas discussões sobre seu impacto na autonomia estudantil e na ética acadêmica. Dista disto, este estudo explora o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa, como o ChatGPT, no ensino superior de Barra do Garças-MT. A metodologia adotada foi uma pesquisa exploratória e descritiva com questionários quantitativos e qualitativos. Os resultados mostram que 92,7% dos estudantes utilizaram IA, destacando-se o ChatGPT, com benefícios como economia de tempo, mas também desafios relacionados à verificação de informações e ética acadêmica.Referências
Bannister, P., Peñalver, E. A., and Urbieta, A. S. (2023). Una revisión sistemática de la ia generativa y la educación superior (en inglés como medio de instrucción). Aula Abierta, 52(4):401–409.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Presses Universitaires de France.
Boone, H. N. J., Boone, D. A., Boone, H. N., Associate Professor, J., and Boone Associate Professor, D. A. (2012). Analyzing likert data. The Journal of Extension, 50(2):48.
Chan, C. K. Y. and Hu, W. (2023). Students’ voices on generative ai: Perceptions, benefits, and challenges in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 20(1).
Das, S. R. and J.V., M. (2024). Perceptions of higher education students towards chatgpt usage. International Journal of Technology in Education, 7(1):86–106.
Filippo, D., Pimentel, M., and Wainer, J. (2011). Metodologia de pesquisa científica em sistemas colaborativos. Sistemas Colaborativos, 1:379–404.
Gallent-Torres, C., Zapata-González, A., and Ortego-Hernando, J. L. (2023). El impacto de la inteligencia artificial generativa en educación superior: una mirada desde la ética y la integridad académica. RELIEVE - Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 29(2).
Huang, J. and Tan, M. (2023). The role of chatgpt in scientific communication: writing better scientific review articles. American Journal of Cancer Research, 13(4):1148.
Lakatos, E. M. and Marconi, M. A. (2017). Metodologia científica. Atlas, São Paulo, 7ª ed. edition.
Lo, C. K. (2023). What is the impact of chatgpt on education? a rapid review of the literature. Education Sciences, 13(4):410.
Pavlov, O., Almassaad, A., Alajlan, H., and Alebaikan, R. (2024). Student perceptions of generative artificial intelligence: Investigating utilization, benefits, and challenges in higher education. Systems, 12(10):385.
Salvagno, M., Taccone, F. S., and Gerli, A. G. (2023). Can artificial intelligence help for scientific writing? Critical Care, 27(1):1–5.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Presses Universitaires de France.
Boone, H. N. J., Boone, D. A., Boone, H. N., Associate Professor, J., and Boone Associate Professor, D. A. (2012). Analyzing likert data. The Journal of Extension, 50(2):48.
Chan, C. K. Y. and Hu, W. (2023). Students’ voices on generative ai: Perceptions, benefits, and challenges in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 20(1).
Das, S. R. and J.V., M. (2024). Perceptions of higher education students towards chatgpt usage. International Journal of Technology in Education, 7(1):86–106.
Filippo, D., Pimentel, M., and Wainer, J. (2011). Metodologia de pesquisa científica em sistemas colaborativos. Sistemas Colaborativos, 1:379–404.
Gallent-Torres, C., Zapata-González, A., and Ortego-Hernando, J. L. (2023). El impacto de la inteligencia artificial generativa en educación superior: una mirada desde la ética y la integridad académica. RELIEVE - Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 29(2).
Huang, J. and Tan, M. (2023). The role of chatgpt in scientific communication: writing better scientific review articles. American Journal of Cancer Research, 13(4):1148.
Lakatos, E. M. and Marconi, M. A. (2017). Metodologia científica. Atlas, São Paulo, 7ª ed. edition.
Lo, C. K. (2023). What is the impact of chatgpt on education? a rapid review of the literature. Education Sciences, 13(4):410.
Pavlov, O., Almassaad, A., Alajlan, H., and Alebaikan, R. (2024). Student perceptions of generative artificial intelligence: Investigating utilization, benefits, and challenges in higher education. Systems, 12(10):385.
Salvagno, M., Taccone, F. S., and Gerli, A. G. (2023). Can artificial intelligence help for scientific writing? Critical Care, 27(1):1–5.
Publicado
07/11/2024
Como Citar
SILVA, Maria Luise Britto da; MARCA, Anthony Ferreira La; LOPES, Robson da Silva.
Percepções da Inteligência Artificial Generativa na educação: Um estudo sobre o uso entre universitários. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 13. , 2024, Alto Araguaia/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 108-113.
ISSN 2447-5386.
DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2024.245844.