A Inserção Feminina no Campo da Tecnologia da Informação: O Projeto Meninas Tecnológicas, em Cuiabá

  • Tamiris Ribeiro UFMT
  • Maria Vittória S. R. Palma UFMT
  • Emilli Dias de Oliveira UFMT
  • Gracyeli S. S. Guarienti UFMT

Resumo


Este trabalho relata a experiência do projeto Meninas Tecnológicas, que promove a inclusão de alunas do ensino médio de Cuiabá na Tecnologia da Informação. Através de aulas práticas de programação e organização de computadores, o projeto utiliza uma metodologia híbrida e hands-on para desconstruir estereótipos de gênero e incentivar a participação feminina em Engenharia e Tecnologia. O estudo destaca a baixa representação feminina em setores dominados por homens e a importância da educação inclusiva para reverter essa realidade. Iniciativas como o Meninas Tecnológicas são fundamentais para permitir que meninas explorem a tecnologia sem estigmas de gênero, contribuindo para a redução da desigualdade na área.

Referências

AMERICAN ASSOCIATION OF UNIVERSITY WOMEN. The STEM Gap: Women and Girls in Science, Technology, Engineering and Mathematics. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: [09/09/2024].

BLICKENSTAFF, J. C. Women and science careers: leaky pipeline or gender filter? Gender and Education, v. 17, n. 4, p. 369-386, 2005. DOI: 10.1080/09540250500145072,

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2020: resumo técnico. Brasília, DF: INEP, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em 31 de agosto de 2024.

BRASSCOM. Relatório sobre a força de trabalho em tecnologia no Brasil. 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: [10/09/2024].

CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andréa. Metodologias inovadoras na educação presencial, à distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

DEWI, Ni Putu Ayu Kartika Sari et al. Hand-on Activities In English Learning Ground Level At Sos Children’s Village Bali. Besiru: Jurnal Pengabdian Masyarakat, v. 1, n. 7, p. 516-521, 2024.

HILL, C.; CORBETT, C.; ST ROSE, A. Why so few? Women in science, technology, engineering, and mathematics. Washington, DC: American Association of University Women, 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de setembro de 2024.

MEROTO, Monique Bolonha das Never et al. Dynamics of hybrid teaching: exploring the implementation and effects of active methodologies in public education.

CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 17, n. 2, p. e5181-e5181, 2024.

NICOLIELO, B. Os desafios das mulheres em tecnologia. Programaria.org. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 out. 2024.

SILVA, Uyara Ferreira et al. Problems faced by female computer science undergraduates: a systematic review. Educação e Pesquisa, v. 48, p. e236643, 2022.

SONNERT, G.; SADLER, P. M. The effect of undergraduate research on student retention in STEM. Journal of College Science Teaching, v. 46, n. 2, p. 14-21, 2017. DOI: 10.2505/4/jcst17_046_02_14.
Publicado
07/11/2024
RIBEIRO, Tamiris; PALMA, Maria Vittória S. R.; OLIVEIRA, Emilli Dias de; GUARIENTI, Gracyeli S. S.. A Inserção Feminina no Campo da Tecnologia da Informação: O Projeto Meninas Tecnológicas, em Cuiabá. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 13. , 2024, Alto Araguaia/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 114-119. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2024.245846.