Design de UX e Prototipagem: Moldando as Escolhas do Usuário
Resumo
A maneira como o usuário interage com cada etapa de um produto é fundamental para seu sucesso. No cenário atual, o Design de Experiência do Usuário (UX) tem se tornado cada vez mais relevante. Nesta oficina, exploraremos como a psicologia aplicada ao design e à Interação Humano-Computador influencia as escolhas dos usuários e como isso pode ajudar a criar produtos mais intuitivos, fáceis de aprender e capazes de atrair mais usuários finais. Utilizando a ferramenta Figma, desenvolveremos protótipos interativos e aprenderemos sobre psicologia das cores, as Heurísticas de Nielsen, além de criar personas e wireframes que orientam a construção de interfaces eficientes.
Referências
Norman, D. O Design do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
Norman, D. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
Fogg, B. J. Persuasive technology: using computers to change what we think and do. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2003.
Rogers, Y., Sharp, H. & Preece, J. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
Nielsen, J. (1994). "Aprimorando o poder explicativo da heurística de usabilidade". In: Proc. ACM CHI'94 Conf. (Boston, MA, 24-28 de abril), pp. 152-158.