Avaliação da Usabilidade do Scratch utilizando o Método System Usability Scale (SUS)
Resumo
A linguagem visual de programação Scratch foi criada em 2007 no MIT, tornando-se largamente utilizada no mundo inteiro. Este artigo tem como objetivo avaliar a usabilidade da linguagem em sua versão on-line disponível na internet. Para esta finalidade foi utilizado o método System Usability Scale (SUS), criado por John Brooke em 1986, que é considerado um dos questionários mais confiáveis e válidos para medir a usabilidade rercebida pelos usuários. A coleta de dados foi realizada através de um questionário on-line contendo 10 perguntas, com uma escala de 1 a 5, onde 1 significa Discordo totalmente e 5 Concordo totalmente. Os resultados obtidos demostraram uma avaliação positiva dos usuários em relação a linguagem Scratch.
Referências
Bastien, J. C. and Scapin, D. L. (1993). Human factors criteria, principles, and recommandations for hci: methodological and standatdisation issues. INRIA.
Boucinha, R. M. and Tarouco, L. M. R. (2013). Avaliação de ambiente virtual de aprendizagem com o uso do sus - system usability scale. Revista Renote, 11(3):1–10. Novas Tecnologias na Educação.
Cybis, W. (2003). Engenharia de usabilidade: Uma abordagem ergonômica. laboratório de utilizabilidade de informática (labiutil). Disponível em: http://www.labiutil.inf.ufsc.br/hiperdocumento/conteudo.html. Acesso em 11 de agosto de 2019.
Eloy, A., Lopes, R., and Angelo, I. (2017). Uso do scratch no brasil com objetivos educacionais: uma revisão sistemática. Revista Renote, 15(1):1–10. Novas Tecnologias na Educação.
Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 5 edition.
Lewis, J. (2018). The system usability scale: Past, present, and future. International Journals of Human – Computer Interaction, 34(7):577–590.
Nielsen, J. (2006). Usability 101: Introduction to usability. Disponível em: http://www.ingenieriasimple.com/usabilidad/IntroToUsability.pdf. Acesso em 11 de junho de 2019.
Revythi, A. and Tselios, N. (2019). Extension of technology acceptance model by using system usability scale to assess behavioral intention to use e-learning. Education and Information Technologies, 24(4):2341–2355.
Scratch (2019). Estatísticas. Disponível em: https://scratch.mit.edu/statistics/. Acesso em 11 de junho de 2019.
Shackel, B. (1986). Ergonomics in design for usability. In: HCI 86 Conference on People and Computer. New York: Cambridge University Press.
Sáez-López, J., Román-Gonzáles, M., and Vázquez-Cano, E. (2016). Visual programming languages integrated across the curriculum in elementary schools: A two years case study using scratch in five schools. Computer & Education, 97:129–141.
Teixeira, F. (2015). O que é o sus (system usability scale) e como usá-lo em seu site. Disponível em: https://brasil.uxdesign.cc/o-que-\%C3\%A9-o-sus-system-usability-scale-e-como-us\%C3\%A1-lo-em-seu-site-6d63224481c8. Acesso em 11 de junho de 2019.