Desenvolvimento do Aplicativo ML-SAI para Android com Uso do App Inventor

  • Ernane Martins Instituto Federal de Goiás
  • Luís Gouveia Universidade Fernando Pessoa

Resumo


A automatização de um modelo pedagógico atualmente é indispensável, por a disponibilização deste gratuitamente. Este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento do aplicativo ML-SAI por meio da ferramenta App Inventor, com base no modelo pedagógico para atividades de m-learning de mesmo nome, que foi fundamentado na teoria da Sala de Aula Invertida (SAI), visando contribuir para orientar o planejamento e a realização de atividades de ensino. A pesquisa realizada caracteriza-se como exploratória, por abordar novos problemas ainda pouco explorados. O aplicativo poderá contribuir para orientar o planejamento e a realização de atividades de ensino e aprendizado com o uso de dispositivos móveis.

Referências

Behar, P. A. ( 2009 ). Modelos pedagógicos em educação a distância. 311 p. Porto Alegre: Artmed.

Behar, P. A. ; Passerino, L. and Bernardi, M. ( 2007 ). Modelos Pedagógicos par a Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 1 - 12.

Beltrame, W. A. R. ; Baeta, K. D. S. ; Marcos, R. de S.; Piassi, D. F. S. D.; Reboli, G. da S.; Sezini, S. L. M. and Favatto, T. S. ( 2017 ). Aventura Matemática: Demonstração e Avaliação de um Aplicativo para Aprendizagem de Operações Básicas. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 397 - 400.

Brown, R. B. ( 2006 ). Doing your Dissertation in Business and Management: The Reality of Researching and Writing. SAGE, London.

Freeman, S., Eddy, S. L., McDonough, M., Smith, M. K., Okoroafor, N., Jordt, H., and Wenderoth, M. P. ( 2014 ). Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. PNAS, v. 111, n. 23, p. 8410 - 8415.

Hardesty, L. ( 2010 ). The MIT roots of Google's new software. 19/08/2010. Disponível em: http://news.mit.edu/2010/android-abelson-0819. Acessado em: 14/08/2019.

Jabangwe, R. ; Edisonb, H. and Ducc, A. N. ( 2018 ). Software engineering process models for mobile app development: A systematic literature review. The Journal of Systems & Software, v. 145, p. 98 - 111.

Martins, E. R. and Gouveia, L. M. B. ( 2019 ). ML-SAI: Um Modelo Pedagógico para Atividades de M-Learning que Integra a Abordagem da Sala de Aula Invertida. In: XXVII Workshop Sobre Educação em Computação (WEI-SBC), v. 27, Belém. p. 121 - 130.

Mattar, J. ( 2017 ). Metodologias Ativas: para a educação presencial, blended e a distância. 1 ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 118p.

Porto, F. ( 2012 ). Aplicativos Mobile: Definições, História E Previsões. Disponível em: http://tectriadebrasil.com.br/blog/mercado-de-midias-sociais-blog/aplicativosmobiledefinicoes-historia-e-previsoes/. Acessado em: 14/08/2019.
Publicado
16/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MARTINS, Ernane; GOUVEIA, Luís. Desenvolvimento do Aplicativo ML-SAI para Android com Uso do App Inventor. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 49-54. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8593.