Levantamento bibliográfico sobre tecnologias assistivas baseadas em realidade aumentada para desenvolvimento de atividades com crianças autistas

  • Jonas Boechat Universidade Federal de Mato Grosso
  • Fernando Magalhães Universidade Federal do Mato Grosso
  • Otávio Dantas Universidade Federal de Mato Grosso
  • Eunice Nunes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Elmo de Faria Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luciana Borges Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo


Este trabalho é resultado de um levantamento bibliográfico feito a partir de pesquisas a respeito de uma Tecnologia Assistiva baseada em realidade aumentada para o desenvolvimento no tratamento de crianças autistas. A pesquisa dos artigos foram feitas a partir de uma busca com strings no acervo do IEEE contendo limitações quanto a data de publicação e coerência com o tema proposto. Os resultados coletados mostram que a realidade aumentada, e outras ferramentas tecnológicas, corroboram de forma conveniente para para o desenvolvimento da criança.

Referências

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Censo Escolar. ( 2018 ). Brasília: MEC, 2018.

Lin, C. Y., Chao, J. T., & Wei, H. S. ( 2010 ). Augmented reality-based assistive technology for handicapped children. 3CA 2010 - 2010 International Symposium on Computer, Communication, Control and Automation, 1, 61 - 64.

Galvão Filho, T. A. ( 2009 ). Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas.

Bai, Z., Blackwell, A. F., & Coulouris, G. ( 2015 ). Using Augmented Reality to Elicit Pretend Play for Children with Autism. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, 21 ( 5 ), 598 - 610.

Nubia, R. M. et al. ( 2015 ). Development of a mobile application in augmented reality to improve the communication field of autistic children at a Neurorehabilitar Clinic. 2015 Workshop on Engineering Applications - International Congress on Engineering (WEA).

Silva, S. D. et al. ( 2017 ). Knowledgemon Hunter: A Serious Game with Geolocation to Support Learning of Children with Autism and Learning Difficulties. 2017 19th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR).

Escobedo, L. et al. ( 2014 ). Using Augmented Reality to Help Children with Autism Stay Focused. IEEE Pervasive Computing, 13 ( 1 ), 38 - 46.

Paiva Soares, K. et al. ( 2017 ). Preliminary Studies With Augmented Reality Tool To Help In Psycho-pedagogical Tasks With Children Belonging To Autism Spectrum Disorder. IEEE Latin America Transactions, 15 ( 10 ), 2017 - 2023.
Publicado
16/10/2019
BOECHAT, Jonas; MAGALHÃES, Fernando; DANTAS, Otávio; NUNES, Eunice; DE FARIA, Elmo; BORGES, Luciana. Levantamento bibliográfico sobre tecnologias assistivas baseadas em realidade aumentada para desenvolvimento de atividades com crianças autistas. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 73-78. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8597.