A Importância do Uso dos Smartphones no Processo Ensino Aprendizagem: Discussão com Alunos do 5° Ano e Direção de Uma Escola da Rede Pública Estadual de Cuiabá - Mato Grosso

  • Carine De Oliveira UFMT
  • Luciana Borges Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo


O objetivo desta pesquisa é investigar, por depoimento de alunos da 5° série e direção escolar de uma escola da rede pública em Cuiabá-MT, como o uso do smartphone é utilizado na educação. Isso é justificado devido o grande uso do celular smartphone pela população infanto-juvenil, sendo constatado por meio deste estudo, além disso, que o mesmo está presente em sala de aula, mas não está inserido na metodologia escolar. Em contrapartida, o mobile Learning (aprendizagem móvel), é um método de ensino que pode colaborar no ensino e potencializar o aprendizado.

Referências

Camargo , A. F. ( 2016 ), Formação continuada de professores para o uso dos dispositivos móveis: uma análise de experiência sob a perspectiva da teoria da atividade / Dissertação de mestrado .

Fonseca A. G. M. F. ( 2013 ), Aprendizagem, Mobilidade e Convergência: Mobile Learning com Celulares e Smartphones. Revista Eletrônica do Programa de PósGraduação em Mídia e Cotidiano . Artigos Seção Livre. Número 2 . 163 - 181 .

Lopes P. A. , Pimenta C. C. C. ( 2017 ), O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica: Benefícios e desafios . Revista Cadernos de Estudos e Pesquisas na Educação básica , v. 3, n. 1
Publicado
04/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DE OLIVEIRA, Carine; BORGES, Luciana. A Importância do Uso dos Smartphones no Processo Ensino Aprendizagem: Discussão com Alunos do 5° Ano e Direção de Uma Escola da Rede Pública Estadual de Cuiabá - Mato Grosso. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Os Anais da X Escola Regional de Informática de Mato Grosso. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, nov. 2019 . p. 109-111. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8603.