Análise de Sentimentos: Uma Comparação entre Diferentes Abordagens no Contexto da Língua Portuguesa

  • Matheus Cardoso UNIVALI
  • Anita Fernandes UNIVALI
  • Sandro de Aguiar FATEC / SENAI

Resumo


Análise de sentimentos tem por objetivo extrair informações subjetivas de textos que, quando escritos em português enfrentam uma série de dificuldades. A fim de colaborar com as pesquisas na área, este projeto propõe a comparação de diferentes abordagens de análise de sentimentos no contexto da língua portuguesa. Como objeto de aplicação do estudo, serão coletados tweets relativos ao tema voleibol para criação de um database. As abordagens consideradas neste estudo são a baseada em aprendizado de máquina, baseada em aprendizado não-supervisionada (léxica) e baseada em comitê.

Referências

Aguiar, E. J. et al. (2018). Análise de sentimento em redes sociais para a língua portuguesa utilizando algoritmos de classificação. In Anais do XXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, Porto Alegre, Brasil.

Benevenuto, F., Ribeiro, F., and Araújo, M. (2015). Métodos para análise de sentimentos em mídias sociais. In Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimidia e Web, Manaus, Brasil.

Brum, H. B. (2015). Análise de sentimentos para o português usando redes neurais recursivas. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pampa, Alegrete, Brasil.

Rosa, R. L. (2015). Análise de sentimentos e afetividade de textos extraídos das redes sociais. Tese (Doutorado em Sistemas Digitais) – Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Publicado
16/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
CARDOSO, Matheus; FERNANDES, Anita; DE AGUIAR, Sandro. Análise de Sentimentos: Uma Comparação entre Diferentes Abordagens no Contexto da Língua Portuguesa. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 118-120. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8606.