Aplicação de Software Educacional KBRUCH no ensino/prática de operações com números fracionários

  • Dárley D. de Almeida UNEMAT

Resumo


Novas tecnologias de informação e comunicação trazem em sua trajetória uma perspectiva inovadora, que tem como característica básica a inter-relação entre pesquisa, formação e prática. Neste trabalho são apresentados os resultados da aplicação do software livre KBruch em sala de aula do segundo ano do ensino médio da rede pública estadual, com objetivo de promover melhora no desempenho dos alunos com relação ao conteúdo de operações aritméticas envolvendo números fracionários e identificar os benefícios do software livre em questão no processo de ensino aprendizagem de Matemática.

Referências

B. S. TOLEDO, O uso de softwares como ferramenta de ensino aprendizagem na educação do ensino médio/técnico no Instituto Federal De Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Curso de Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Universidade FUMEC, 2014.

C. J. PRINCIVAL e J. F. C. BUGHAY, Softwares Educacionais: algumas possibilidades disponibilizadas pelo PRD e PROINFO. III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012.

E. M. SLOMP, Análise da ferramenta KBRUCH para as aulas de matemática do 7o ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC. Monografia de Conclusão de Curso. Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

F. B. B. SANTOS, A. TEDESCO, e B. FURTADO, Mapeamento de Jogos Educacionais. Revista Espaço Pedagógico, vol. 19, no. 2, Passo Fundo - RS, pp. 353 - 363, 2012.

R. S. MELO e B. G. B. NEVES, Avaliação de Software Livre Educacional: investigando o potencial de utilização do KDEDU nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, pp. 90 - 106, 2013.

S. STEIN e A. M. MAHFOUF, Manual do KBruch. Disponível em: https://www.mundoubuntu.com.br/images/PDFs/kbruch.pdf. Acesso em: 14 set. 2019.
Publicado
16/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
D. DE ALMEIDA, Dárley. Aplicação de Software Educacional KBRUCH no ensino/prática de operações com números fracionários. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 127-129. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8609.