Proposta de Inclusão do Programa Meninas Digitais no Movimento Maker Através da Plataforma Digital Autodesk Tinkercad

  • Júnior Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Juliana Antunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Thays Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Ícaro Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Thayná Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Jonathan Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Resumo


Este artigo trata do Movimento Maker e da sua importância para a revolução social, particularmente, no desenvolvimento da expressão "faça-você-mesmo", decorrente da popularização do termo e avanço tecnológico. O Movimento é conhecido pelo seu compartilhamento de ideias e projetos que visam o conhecimento. Todavia, a junção do Programa Meninas Digitais ao Movimento Maker tende a crescer. Assim, o objetivo desse trabalho é o ensino da eletrônica básica na simulação de projetos e circuitos eletrônicos por meio de uma plataforma digital, além da aplicação do Movimento Maker nas ações do programa. Utilizou-se a plataforma digital Autodesk TinkerCad como proposta para a verificação do interesse e aplicação deste artigo, bem como, o intuito de validar a ideia de ingressar nesse movimento através de cursos voltados para o ensino de eletrônica básica.

Referências

LOPES, E. Vire-se-você-mesmo: o movimento maker e o falso empoderamento por meio da tecnologia. In: ______. Movimento maker e Fab Labs: Design, inovação e tecnologia em tempo real. Bauru: ED FAAC UNESP, 2019. p. 26-29. E-book. ISBN 978-85-99679-83-8

SAMAGAIA, R.; NETO, D. D. Educação científica informal no movimento “Maker”. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – X EMPEC, v.10, 2015, São Paulo.

LIMA, T. S.; CORRÊA. G. R. Influências das novas tecnologias para designers e makers.

Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 9, p. 4505-4516, 2016. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east 1.amazonaws.com/designproceedings/ped2016/0388.pdf. Acesso em: 25 ago. 2019.

SBC. Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: https://www.sbc.org.br. Acesso em: 15 ago. 2019.

TINKERCAD. Create 3D digital designs with online CAD. Disponível em: Create 3D digital designs with online CAD. Acesso em: 04 set. 2019.
Publicado
16/10/2019
LEITE, Júnior; ANTUNES, Juliana; SANTOS, Thays; OLIVEIRA, Ícaro; SOUZA, Thayná; SOUSA, Jonathan. Proposta de Inclusão do Programa Meninas Digitais no Movimento Maker Através da Plataforma Digital Autodesk Tinkercad. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 157-159. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8619.