Resposta à Demanda na Energia Elétrica Residencial por Controle Direto das Cargas

  • Thamires Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Mirlane Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Fabiano de Padua Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Resumo


Este trabalho traz uma proposta de um sistema de gerenciamento pelo lado da demanda do consumo de energia elétrica residencial, através do controle direto pela concessionária utilizando dispositivos de baixo custo. Através de três níveis de necessidade (comum, preocupante e urgente) as cargas controláveis serão desligadas em uma lista da menor para a maior prioridade. O resultado esperado é uma redução nos valores de pico de consumo residencial sem perda de qualidade de vida, bem como o desligamento parcial do consumo residencial.

Referências

Berger, Lars Torsten; Iniewski, Krzysztof (2015) “Redes Elétricas Inteligentes - Aplicações, Comunicação e Segurança”, LTC.

Camargo, Cornélio C. de Brasil; Teive, Raimundo C. Ghizoni. (2006) “Gerenciamento pelo lado da demanda: Aspectos técnicos, econômicos, ambientais e políticas de conservação de energia”, Univali, p.287.

Cavalca, Diego Luiz (2018) “Algoritmo Híbrido de Otimização por Enxame de Partículas Aplicado ao Gerenciamento de Cargas Residenciais”, Dissertação de Mestrado em Ciências da Computação, UFSCar.

LPG (2019) “Load Profile Generator”, Disponível em: https://www.loadprofilegenerator.de/, Acesso em 01-07-2019.
Publicado
16/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MARTINS, Thamires; SILVA, Mirlane; DE PADUA, Fabiano. Resposta à Demanda na Energia Elétrica Residencial por Controle Direto das Cargas. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 166-168. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8622.