Shadow IT como Ferramenta Educacional: Uma Abordagem no Ensino Superior

  • Fernando Rodrigues UNEMAT
  • Wesley Thereza Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Darley Domingos de Almeida UNEMAT
  • Uilliam Oliveira UNEMAT

Resumo


A área de Tecnologia da Informação (T.I.) tem se modificado devido às tecnologias que os profissionais têm trazido para o interior das organizações sem o conhecimento dessa ciência. Assim, surge o termo Shadow IT que está relacionado à utilização de qualquer hardware e software que são usados para manipular dados da organização e o TI não tem conhecimento. O objetivo do presente trabalho é verificar se há o uso de Shadow IT no ambiente educaciona. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre Shadow IT, além de uma investigação na área da informática na educação, a fim de estabelecer a relação entre o uso pelos alunos de hardware e softwares que não pertencem a Instituição, para se ter o aprendizado no âmbito do Ensino Superior.

Referências

4. Considerações Finais e Trabalhos Futuros MALLMANN, Gabriela Labres . “ Antecedentes do comportamento de uso da Shadow IT e sua relação com o desempenho individual ”. 2016 .

MALLMANN, Gabriela Labres; MAÇADA, Antônio Carlos Gastaud; ECKHARDT, Andreas. “ We are social: A social influence perspective to investigate Shadow IT usage” . In: Proceedings of the Twenty-Sixth European Conference on Information Systems (ECIS2018) , Portsmouth , UK . 2018 . p. 23 - 28 .

RENTROP , C; ZIMMERMANN , S. “ Shadow IT Management and Control of unofficial IT” . ICDS: The Sixth International Conference on Digital Society Reference , 2012 .

SILIC , M; BACK , A. “ Shadow IT : A view from behind the curtain” . Computers & Security , Volume 45, Pages 274 - 283 , 2014 .

WALTERS , R. “ Bringing IT out of the shadows” . Network Security , Volume 2013, Issue 4 , Pages 5 - 11 , 2013 .
Publicado
04/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Fernando; THEREZA, Wesley; DOMINGOS DE ALMEIDA, Darley; OLIVEIRA, Uilliam. Shadow IT como Ferramenta Educacional: Uma Abordagem no Ensino Superior. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Os Anais da X Escola Regional de Informática de Mato Grosso. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, nov. 2019 . p. 172-174. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8624.