Tecnologias Móveis em Alguns Cursos da Universidade Aberta do Brasil

  • Ernane Martins Instituto Federal de Goiás
  • Luís Gouveia Universidade Fernando Pessoa

Resumo


Este artigo tem como propósito apontar considerações sobre o uso de tecnologias móveis em cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) ofertados pela universidade de Brasília. A metodologia empregada foi a pesquisa exploratória de caráter qualitativa, com utilização de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de questionário on-line. Como resultado, verificou-se o uso limitado das tecnologias móveis, visto as possibilidades de integração destas ao processo de ensino e aprendizagem.

Referências

Brasil. (2010). UAB/CAPES. O que é o Sistema UAB. Disponível em: http://www.capes.gov.br/uab/o-que-e-uab. Acesso em: 19 jun. 2018.

Freitas, H.; Janissekmuniz, R.; Andriotti, F. K. Freitas, P. and Costa, R. S. (2004). Pesquisa via Internet: características, processo e interface. Revista Eletrônica GIANTI, Porto Alegre, 11p.

Moura, A. M. C. (2010). Apropriação do Telemóvel como Ferramenta de Mediação em Mobile Learning: Estudos de Caso em Contexto Educativo. Portugal: Universidade do Minho. 2010. 630 p. Tese (Doutorado) - Ciências de Educação, na Especialidade de Tecnologia Educativa. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Moura, A. M. C. (2016). Práticas de mobile learning no ensino básico e secundário: metodologias e desafios. Atas do 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, p. 17-26.

UNESCO. (2014). Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf. Acessado em: 19 jun. 2018.
Publicado
16/10/2019
MARTINS, Ernane; GOUVEIA, Luís. Tecnologias Móveis em Alguns Cursos da Universidade Aberta do Brasil. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE MATO GROSSO (ERI-MT), 10. , 2019, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 175-177. ISSN 2447-5386. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8625.