Objetos de Aprendizagem e Pensamento Computacional: um levantamento acerca do ensino de computabilidade

  • Gustavo Silva Semaan INFES / UFF
  • Glaucia Ribeiro Gonzaga INFES / UFF
  • Debora Alvernaz Corrêa Centro Universitário Descomplica UniAmérica
  • Gabriel Marçal Araújo INFES / UFF
  • José André de Moura Brito ENCE
  • Edelberto Franco Silva UFJF

Resumo


O Pensamento Computacional já é considerado uma das habilidades intelectuais básicas do humano, sendo comparado à leitura e capacidade de realizar operações aritméticas, e a influência do “mundo digital” no cotidiano já está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nesse sentido, o uso de ferramentas educacionais, como Objetos de Aprendizagem (OA), que promovam desenvolvimento cognitivo necessário à construção desse conhecimento e suas associações, são de suma importância. O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre OA relacionados à Computabilidade, tendo por base a análise de mais de 15,5 mil artigos de acervos importantes relacionados. Nesta revisão foram identificadas lacunas no cenário nacional quanto à temática, em especial para a Educação Básica.

Palavras-chave: Ensino de Computação, Objetos de Aprendizagem, Pensamento Computacional, Computabilidade

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Publicado
23/11/2021
SEMAAN, Gustavo Silva; GONZAGA, Glaucia Ribeiro; CORRÊA, Debora Alvernaz; ARAÚJO, Gabriel Marçal; BRITO, José André de Moura; SILVA, Edelberto Franco. Objetos de Aprendizagem e Pensamento Computacional: um levantamento acerca do ensino de computabilidade. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO RIO DE JANEIRO (ERI-RJ), 4. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 57-64. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-rj.2021.18775.