Objetos de Aprendizagem e Pensamento Computacional: um levantamento acerca do ensino de computabilidade
Resumo
O Pensamento Computacional já é considerado uma das habilidades intelectuais básicas do humano, sendo comparado à leitura e capacidade de realizar operações aritméticas, e a influência do “mundo digital” no cotidiano já está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nesse sentido, o uso de ferramentas educacionais, como Objetos de Aprendizagem (OA), que promovam desenvolvimento cognitivo necessário à construção desse conhecimento e suas associações, são de suma importância. O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre OA relacionados à Computabilidade, tendo por base a análise de mais de 15,5 mil artigos de acervos importantes relacionados. Nesta revisão foram identificadas lacunas no cenário nacional quanto à temática, em especial para a Educação Básica.
Referências
Braga, J.; Menezes, L. (2014). Introdução aos Objetos de Aprendizagem. In: BRAGA, Juliana Cristina (Org). Objetos de Aprendizagem volume 1: Introdução e Fundamentos. Santo André: Editora da UFABC.
Bombasar, J.R.; Santiago, R.; Miranda, E.M.; Raabe, A.L.A (2015). Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem do Pensamento Computacional: onde está Alan Turing? In XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Carvalho, J.M.; Magalhães Netto, J.F.; Almeida, T.O. (2017). Revisão Sistemática de Literatura sobre o Pensamento Computacional por Meio de Objetos de Aprendizagem. In XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Cordenonsi, A.Z.; Muller, F.M.; Bastos, F.P. (2006). O Ensino de Heurísticas e Metaheurísticas na área de Pesquisa Operacional sob a ótica da Educação Dialógica Problematizadora. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1.
CSUNPLUGGED (2021) - Computer Science without a Computer. Disponível em: http://csunplugged.org, acesso em 29/10/2021.
Easterbrook, S. (2014). From Computational Thinking to Systems Thinking: A conceptual toolkit for sustainability computing. Proceedings of the 2nd international conference ICT for Sustainability.
Galafassi, F.P.; Gluz, J.C.; Galafassi, C. (2014). Análise Crítica das Pesquisas Recentes sobre as Tecnologias de Objetos de Aprendizagem e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.21, n.3.
Hamming, R.W. (2012). Methods of Mathematics applied to calculus, probability, and statistics. Mineola, New York: Dover Publications, Inc..
IEEE (2002). Draft Standard for Learning Object Metadata (IEEE 1484.12.1), Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) Learning Technology Standards Committee (LTSC).
LDB (2021) - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Portal da Presidência da República Planalto. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 29/10/2021.
Polya, G. (1945). How to Solve it?. Princeton, NJ: Princeton University Press.
Royal Society. (2012). Shut down or restart: The way forward for computing in UK schools. Disponível: [link], acesso: 29/10/2021.
Santos, C.; Camponogara, M.; Bernardon, D.P. (2016). A inclusão de uma nova ferramenta para o ensino operacional de redes de distribuição de energia elétrica. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2.
Semaan, S.G; Brito, J.A.M.; Coelho, I.M.; Silva, E.F.; Fadel, A.C.; Ochi, L.S.; Maculan, N. A Brief History of Heuristics: from Bounded Rationality to Intractability. IEEE Latin America Transactions, v.19, n.11.
Silva, P.F. (2017). O uso das tecnologias digitais com crianças de 7 meses a 7 anos: Há mudanças na gênese do pensamento operatório de crianças que começam a interagir com as tecnologias digitais na primeira infância? Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Sipser, M. (2005). Introdução à teoria da computação. Ed.1, Cengage Learning.
Syslo, M.M.; Kwiatkowska, A.B. (2014). Learning Mathematics supported by Computational Thinking. Constructionism and Creativity, pp.258-268.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3.
Zanetti, H.A.P.; Borges, M.A.F.; Ricarte, I.L.M. (2016). Pensamento Computacional no ensino de Programação: uma revisão sistemática da literatura brasileira. In XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.