Análise da mudança de um padrão de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de São Paulo utilizando Árvores de Decisão

  • Aldo Fernández Pérez UFF

Resumo


Neste artigo tem-se por objetivo analisar as mudanças no padrão de mobilidade com relação aos principais motivos de viagens (Trabalho e Educação) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), por meio da técnica Árvore de Decisão. Para tanto, utilizou-se os Bancos de Dados da Pesquisa Origem-Destino de 2007 e a Pesquisa de Mobilidade de 2012, com a finalidade de construir duas árvores de decisão, contendo os atributos Idade, Renda e Motivo da Viagem (atributo classe: Casa-Trabalho-Casa e Casa-Educação-Casa). Os resultados indicam que aconteceram mudanças significativas no padrão da mobilidade e que os atributos idade e renda explicam adequadamente os motivos de viagens trabalho e educação.

Palavras-chave: Mobilidade urbana, Árvore de decisão, Mudanças de padrão

Referências

HAN J., KAMBER M. and PEI J (2012). Data Mining: Concepts and Techniques – Third Edition. Morgan Kaufmann Publishers, Waltham, MA.

Metrô 2018. Banco de Dados das pesquisas origem destino e de mobilidade. Disponível em: http://www.metro.sp.gov.br/pesquisa-od/resultado-das-pesquisas.aspx (Acesso em jan-19).
Quinlan, Ross (1993). C4.5: Programs for Machine Learning. Morgan Kaufmann Publishers, San Mateo, CA.

Silva, Mateus A (2006). Verificação da aplicabilidade da técnica de mineração de dados na previsão de demanda por transporte de passageiros urbanos usando dados da Região Metropolitana de São Paulo. Dissertação de Mestrado, Escola de Engenharia da Universidade de São Carlos.

Wermersch, Fábio G (2018). Uma nova abordagem energética da mobilidade urbana. Tese Doutoral, Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.
Publicado
20/04/2019
Como Citar

Selecione um Formato
PÉREZ, Aldo Fernández. Análise da mudança de um padrão de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de São Paulo utilizando Árvores de Decisão. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO RIO DE JANEIRO (ERI-RJ), 3. , 2019, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 21-24.