O Uso de Jogos na Educação Financeira: Uma Revisão Sistemática
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de jogos digitais na educação financeira, com base no protocolo PRISMA 2020 na base Web of Science no período de 2005 a 2025. A investigação teve como objetivo identificar os benefícios pedagógicos e os desafios associados à implementação de jogos nesse contexto. Os resultados indicam que os jogos podem ser ferramentas eficazes no processo de ensino-aprendizagem, especialmente quando integrados a metodologias ativas e acompanhados por mediação pedagógica. No entanto, desafios como a formação docente, a limitação de recursos e a mensuração de impactos comportamentais ainda dificultam sua ampla adoção.
Referências
Campêlo, M. A. (2023). Dívidas: fatores comportamentais e seus efeitos psicológicos. Disponível em: [link]. Acesso em 29 mar. 2025.
Cannistrà, M., De Beckker, K., Agasisti, T., Amagir, A., Põder, K., Vartiak, L., and De Witte, K. (2024). The impact of an online game-based financial education course: Multi-country experimental evidence. Journal of Comparative Economics, 52(4):825–847.
Carattini, S., Fenichel, E. P., Gordan, A., and Gourley, P. (2020). For want of a chair: teaching price formation using a cap and trade game. The Journal of Economic Education, 51(1):52–66.
Corrêa, L. F. C. and Matos, P. R. F. (2025). Educação financeira necessária para tomar decisões sólidas. Brazilian Review of Finance, 23:e202507–e202507.
Costa, S. M. (2023). Jogos virtuais no processo de ensino, chapter 6, pages 95–110. RBF.
de Souza Tuma, F. M. and de Oliveira, F. G. (2023). Consumismo e educação financeira: identificando algumas causas do superendividamento do consumidor brasileiro. Revista Jurídica do Cesupa, pages 95–122.
Derviş, H. (2019). Bibliometric analysis using bibliometrix an r package. Journal of scientometric research, 8(3):156–160.
Domingos, R. A. (2022). Educação financeira uma ciência comportamental. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 3(4):e341217–e341217.
Hermens, A. and Clarke, E. (2009). Integrating blended teaching and learning to enhance graduate attributes. Education+ Training, 51(5/6):476–490.
Jaskari, M.-M. and Syrjälä, H. (2023). A mixed-methods study of marketing students’ game-playing motivations and gamification elements. Journal of Marketing Education, 45(1):38–54.
Kalmi, P. and Rahko, J. (2022). The effects of game-based financial education: New survey evidence from lower-secondary school students in Finland. The Journal of economic educaTion, 53(2):109–125.
Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical report, EBSE-2007-01. Disponível em: [link].
Lazaretti Jr, R. C., da Silva Castanheira, G., and Maschio, P. A. S. (2024). A importância da educação financeira no brasil. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 5(12):e5126104–e5126104.
Liberati, A., Altman, D. G., Tetzlaff, J., Mulrow, C., Gøtzsche, P. C., Ioannidis, J. P., Clarke, M., Devereaux, P. J., Kleijnen, J., and Moher, D. (2009). The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate healthcare interventions: explanation and elaboration. Bmj, 339.
Murugiah, L., Ismail, R., Taib, H. M., Applanaidu, S. D., and Long, M. N. H. B. H. (2023). Children’s understanding of financial literacy and parents’ choice of financial knowledge learning methods in Malaysia. MethodsX, 11:102383.
Nor, B., Djatmika, E. T., Widjaja, S. U. M., and Wahyono, H. (2022). Development of economic learning model based on pancasila values. International Journal of Instruction, 15(1):259–276.
Oliveira, S. L. D. d., Rocha, T. d. C., Silva, J. C. d., Aires, J. P., Matos, E. A. S. Á. d., and Pinheiro, N. A. (2025). Instrumentos avaliativos em metodologias ativas: Revisão sistemática. Estudos em Avaliação Educacional, 36(E11269).
Pabis, M. G. and Hocayen-da Silva, A. J. (2022). Uma revisão sistemática sobre a pesquisa em educação financeira. Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle, 11(1).
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., Stewart, L. A., Thomas, J., Tricco, A. C., Welch, V. A., Whiting, P., and Moher, D. (2022). A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 31.
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., et al. (2023). A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Revista panamericana de salud publica, 46:e112.
Platz, L. and Zauner, M. (2025). Financial literacy games—increasing utility value by instructional design in upper secondary education. Education Sciences, 15(2):227.
Rodriguez-Raga, S. and Martinez-Camelo, N. (2022). Game, guide or website for financial education improvement: Evidence from an experiment in colombian schools. Journal of Behavioral and Experimental Finance, 33:100606.
Torrens, I. C., Matos, S. N., Borges, H. B., and Lopes, R. P. (2021). Jogos sérios para educação financeira: um mapeamento sistemático. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pages 479–488. SBC.
Vêncio, D. A. C., Geraldi, G. M., Pereira, G. C. L., Ziroldo, I., Begosso, L. C., and Begosso, L. R. (2024). finanças em jogo: ensinando educação financeira para jovens. Disponível em: [link]. Acesso em 01 de ago. 2025.
Woltjer, G. B. (2005). Decisions and macroeconomics: Development and implementation of a simulation game. The Journal of Economic Education, 36(2):139–144.
Cannistrà, M., De Beckker, K., Agasisti, T., Amagir, A., Põder, K., Vartiak, L., and De Witte, K. (2024). The impact of an online game-based financial education course: Multi-country experimental evidence. Journal of Comparative Economics, 52(4):825–847.
Carattini, S., Fenichel, E. P., Gordan, A., and Gourley, P. (2020). For want of a chair: teaching price formation using a cap and trade game. The Journal of Economic Education, 51(1):52–66.
Corrêa, L. F. C. and Matos, P. R. F. (2025). Educação financeira necessária para tomar decisões sólidas. Brazilian Review of Finance, 23:e202507–e202507.
Costa, S. M. (2023). Jogos virtuais no processo de ensino, chapter 6, pages 95–110. RBF.
de Souza Tuma, F. M. and de Oliveira, F. G. (2023). Consumismo e educação financeira: identificando algumas causas do superendividamento do consumidor brasileiro. Revista Jurídica do Cesupa, pages 95–122.
Derviş, H. (2019). Bibliometric analysis using bibliometrix an r package. Journal of scientometric research, 8(3):156–160.
Domingos, R. A. (2022). Educação financeira uma ciência comportamental. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 3(4):e341217–e341217.
Hermens, A. and Clarke, E. (2009). Integrating blended teaching and learning to enhance graduate attributes. Education+ Training, 51(5/6):476–490.
Jaskari, M.-M. and Syrjälä, H. (2023). A mixed-methods study of marketing students’ game-playing motivations and gamification elements. Journal of Marketing Education, 45(1):38–54.
Kalmi, P. and Rahko, J. (2022). The effects of game-based financial education: New survey evidence from lower-secondary school students in Finland. The Journal of economic educaTion, 53(2):109–125.
Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical report, EBSE-2007-01. Disponível em: [link].
Lazaretti Jr, R. C., da Silva Castanheira, G., and Maschio, P. A. S. (2024). A importância da educação financeira no brasil. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 5(12):e5126104–e5126104.
Liberati, A., Altman, D. G., Tetzlaff, J., Mulrow, C., Gøtzsche, P. C., Ioannidis, J. P., Clarke, M., Devereaux, P. J., Kleijnen, J., and Moher, D. (2009). The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate healthcare interventions: explanation and elaboration. Bmj, 339.
Murugiah, L., Ismail, R., Taib, H. M., Applanaidu, S. D., and Long, M. N. H. B. H. (2023). Children’s understanding of financial literacy and parents’ choice of financial knowledge learning methods in Malaysia. MethodsX, 11:102383.
Nor, B., Djatmika, E. T., Widjaja, S. U. M., and Wahyono, H. (2022). Development of economic learning model based on pancasila values. International Journal of Instruction, 15(1):259–276.
Oliveira, S. L. D. d., Rocha, T. d. C., Silva, J. C. d., Aires, J. P., Matos, E. A. S. Á. d., and Pinheiro, N. A. (2025). Instrumentos avaliativos em metodologias ativas: Revisão sistemática. Estudos em Avaliação Educacional, 36(E11269).
Pabis, M. G. and Hocayen-da Silva, A. J. (2022). Uma revisão sistemática sobre a pesquisa em educação financeira. Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle, 11(1).
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., Stewart, L. A., Thomas, J., Tricco, A. C., Welch, V. A., Whiting, P., and Moher, D. (2022). A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 31.
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., et al. (2023). A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Revista panamericana de salud publica, 46:e112.
Platz, L. and Zauner, M. (2025). Financial literacy games—increasing utility value by instructional design in upper secondary education. Education Sciences, 15(2):227.
Rodriguez-Raga, S. and Martinez-Camelo, N. (2022). Game, guide or website for financial education improvement: Evidence from an experiment in colombian schools. Journal of Behavioral and Experimental Finance, 33:100606.
Torrens, I. C., Matos, S. N., Borges, H. B., and Lopes, R. P. (2021). Jogos sérios para educação financeira: um mapeamento sistemático. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pages 479–488. SBC.
Vêncio, D. A. C., Geraldi, G. M., Pereira, G. C. L., Ziroldo, I., Begosso, L. C., and Begosso, L. R. (2024). finanças em jogo: ensinando educação financeira para jovens. Disponível em: [link]. Acesso em 01 de ago. 2025.
Woltjer, G. B. (2005). Decisions and macroeconomics: Development and implementation of a simulation game. The Journal of Economic Education, 36(2):139–144.
Publicado
16/10/2025
Como Citar
ANDRADE, Samiya H. K.; KOMATI, Karin Satie; SILVA, Emmanuel Marques; BORTOLON, Patricia Maria.
O Uso de Jogos na Educação Financeira: Uma Revisão Sistemática. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO ESPÍRITO SANTO (ERI-ES), 10. , 2025, Espírito Santo/ES.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 41-50.
DOI: https://doi.org/10.5753/eries.2025.15897.