Evasão Acadêmica e Empregabilidade: a influência do tempo de permanência na inserção profissional de egressos dos cursos de TIC do IFCE
Resumo
Este estudo analisa o perfil de evasão escolar nos cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e sua relação com a inserção no mercado de trabalho formal. A partir da integração entre os dados acadêmicos institucionais e os registros da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), foram identificados 6.971 estudantes evadidos dos cursos de TIC entre 2009.1 e 2023.2, dos quais 3.643 apresentaram vínculo empregatício formal no período de 2017 a 2021. Os resultados revelam diferentes padrões de evasão, com destaque para a saída precoce de grande parte dos alunos — especialmente nos dois primeiros semestres — e a presença significativa de vínculos empregatícios ativos antes, durante ou logo após o desligamento do curso. Esses achados reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas à permanência estudantil e à conciliação entre formação educacional e inserção no mundo do trabalho, contribuindo para o fortalecimento do papel social das instituições de ensino técnico e superior.
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