Letramento Digital com Uso de Gamificação e suas Contribuições na Educação Básica

  • Danillo do Carmo Pinheiro Unifesspa
  • Willy Ribeiro Alves de Sousa Unifesspa
  • Rangel Filho Teixeira Unifesspa
  • Zenaide Carvalho da Silva Unifesspa

Resumo


Em um cenário marcado por desigualdades no acesso às tecnologias digitais, a inclusão digital torna-se essencial para garantir oportunidades educacionais equitativas. Este artigo apresenta os resultados de uma experiência prática de letramento digital (LD) realizada em uma escola pública localizada em uma área socialmente vulnerável. A ação foi promovida por meio de um curso de letramento digital que fez uso da metodologia ativa de gamificação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), visando à inclusão digital de estudantes do ensino médio. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica, aplicação de questionários e análise qualiquantitativa das percepções de alunos e professores. Os resultados indicam avanços significativos nas habilidades digitais dos participantes e ressaltam o potencial da gamificação como estratégia pedagógica eficaz para o engajamento e a aprendizagem. A iniciativa contribui para a redução das desigualdades educacionais, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 Educação de Qualidade, e 10 Redução das Desigualdades.

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Publicado
16/10/2024
PINHEIRO, Danillo do Carmo; SOUSA, Willy Ribeiro Alves de; TEIXEIRA, Rangel Filho; SILVA, Zenaide Carvalho da. Letramento Digital com Uso de Gamificação e suas Contribuições na Educação Básica. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO ESPÍRITO SANTO (ERI-ES), 10. , 2025, Espírito Santo/ES. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 130-139. DOI: https://doi.org/10.5753/eries.2025.15690.