Cubo LED 3D 4X4X4

  • Thalita Rocha Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sara Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Edinaldo Cardoso Junior Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Fernando Obana Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Max Marinho Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo


Este artigo apresenta a construção de um dispositivo eletrônico controlado por software que aciona 64 LEDs dispostos em uma matriz tridimensional de dimensão 4x4x4 como abordagem para motivar alunos de um curso de Ciência da Computação nas disciplinas relacionadas a Eletrônica e Sistemas Embarcados com uso da Metodologia Ativa e da Ferramenta de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para a construção do cubo de LEDs foram utilizados materiais recicláveis ou de fácil acesso e baixo custo em conjunto a placa de prototipagem Arduino. Foi utilizado o método de pesquisa exploratória com abordagem direta em laboratório. São apresentados o roteiro para a construção do Cubo Led e os resultados obtidos em sala de aula.

Referências

_____, Arduino, 31 de Outubro de 2020. Disponível em: https://www.arduino.cc/

_____, INCB – Instituto Newton C. Braga, 31 de Outubro de 2020. Disponível em: <https://www.newtoncbraga.com.br/index.php>

ARS CONSULT, Apostila de Introdução a Robótica, Recife, 1995.

ASCURRA, R. E., Eficiência elétrica em iluminação pública utilizando tecnologia LED: um estudo de caso, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.

Disponível em: < http://200.129.241.80/ppgeea/sistema/dissertacoes/46.pdf>. CARDOSO JÚNIOR, E.S. OBANA, F.Y. - Usando Unidades de Disquete Recicladas para a Construção de um Sistema Robótico de DEC capaz de Reproduzir Músicas – Floppy Music. IX ERIMT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres – MT, 2018.

CORSATTO, C. A.; HOFFMAN, W. A. M. A evolução das mudanças técnicas, tecnológicas e da inovação e seus impactos na produção do conhecimento organizacional: Aprendizagem organizacional e open user innovation. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 4–31, 2016.

GUEDES, A. L., Guedes, F. L., Castro, T. B., Perspectivas do uso da Robótica Educativa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, Anais do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação e XIX Worshop de Informática na Escola, 2013.

GOMES, H. S. Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, diz IBGE. 2018. Acesso em, [s. l.], v. 13, 2018.

GEMIGNANI, E. Y. M. Y. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação, [s. l.], v. 1, n. 2, 2013.

HAREL, I.; PAPERT, S. (ed.). Constructionism. Westport, CT, US: Ablex Publishing, 1991. (Constructionism).p. xi, 518.

LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [s. l.], v. 21, p. 421–434, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316

MEIRA, L. de L.; DIAS, M. da G.; SPINILLO, A. G. Raciocínio lógico-matemático: aprendizagem e desenvolvimento. Temas em Psicologia, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 113–127, 1993.

Moreira, J. R., & Ribeiro, J. B. P. (2016). Prática pedagógica baseada em metodologia ativa: aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional para o ensino na educação profissional. Outras palavras, 12(2).

OBANA, F. Y. et al. REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE. Revista Compartilhar - Reitoria, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 63–69, 2018.

OUCHANA, D., O que é a Robótica Educacionale quais são os ganhos para o aprendizado, 2 de Dezembro de 2015. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br/2015/12/02/o-que-e-a-robotica-educacional-e-quais-sao-os-ganhos-para-o-aprendizado/>

PAPERT, S., Logo: computadores e educação, São Paulo, Ed. Brasiliense, 1985.

PAPERT, S., A Família em rede: ultrapassando a barreira digital entre gerações. Título original: The Connected Family: bridging the digital generation, Lisboa, Ed. Relógio D’Água, 1997.

PEREIRA, manoel. APRENDENDO FÍSICA ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL. [S.l.], [s.d.]. Disponível em: https://silo.tips/download/aprendendo-fisica-atraves-da-robotica-educacional. Acesso em: 31 out. 2020.

SANTOS, T., POZZEBON, E., FRIGO, L. B.. 2013. "Robótica Aplicada à Educação Especial." International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning.

SCHLUEP, M. et al.2009. Recycling – from e-waste to resources. StPE study report commissioned by UNEP and UNU. Germany: UNEP. 90p.

SCHUBERT, E. F., Light-Emitting Diodes, Ed. Cambridge University, Nova York, 2006.

SILVA, J. R. N. da.2010. Lixo eletrônico: um estudo de responsabilidade ambiental no contexto no Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Manaus Centro. In: Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 1. Bauru. Anais... IBEAS, 2010. Disponível em: <http://www.ibeas.org.br/Congresso/Trabalhos2010/III-009.pdf>. Acesso em: 3 mai.

SILVA, Sara Moreira da; OBANA, Fernando Yoiti. 2018. Motivando crianças e jovens em ciência exatas, para um futuro brilhante. Anais de IX escola Regional de Informática de Mato Grosso (ERI-MT 2018), [s. I.].

ZILLI, Silvana do Rocio. 2004. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. 89 p. Dissertação de Mestrado (Mestre em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/86930/224814.pdf?sequence=1&is Allowed=y. Acesso em: 5 ago. 2019.

ZILLI, Silvana. 2002. Apostila de Robótica Educacional. Expoente Informática. Curitiba. Gráfica Expoente.
Publicado
11/11/2020
ROCHA, Thalita; PEREIRA, Sara; CARDOSO JUNIOR, Edinaldo; OBANA, Fernando; MARINHO, Max. Cubo LED 3D 4X4X4. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 8. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 237-248. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2020.13877.