Mineração de Dados Educacionais para identificação de Perfil de Retenção em um curso de Ciência da Computação

  • Joana Pacheco Rolim Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rômulo César Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo


O fenômeno da retenção no ensino superior é motivo de preocupações e impactos negativos tanto para a universidade e sociedade. Este trabalho propõe a utilização de técnicas de Mineração de Dados Educacionais e Aprendizagem de Máquina para identificar o perfil de retenção de alunos de graduação em Ciência da Computação da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, aplicando os algoritmos KNN e SVM. Os resultados demonstraram que existe relação entre os dados como sexo, idade e a retenção, sendo útil para a instituição adotar estratégias que visem evitar o baixo rendimento estudantil.

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Publicado
25/10/2021
ROLIM, Joana Pacheco; SILVA, Rômulo César. Mineração de Dados Educacionais para identificação de Perfil de Retenção em um curso de Ciência da Computação. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 9. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 195-204. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2021.18444.