Participação Feminina no Ensino Técnico e Superior em Computação: Uma Análise no Campus Ceres do IF Goiano

  • Sara L. de Farias IF Goiano
  • Janiele de F. Machado IF Goiano
  • Maria Luiza F. Silva IF Goiano
  • Thalia S. de Santana IF Goiano
  • Ramayane B. Braga IF Goiano

Resumo


Apesar dos avanços na sociedade, seja na academia, seja no mercado de trabalho, a participação feminina na área de Computação ainda é significativamente baixa. O presente estudo analisa a participação feminina no Técnico em Informática para Internet (TII) e no Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Ceres, utilizando dados da Plataforma Nilo Peçanha. Os resultados indicam que há uma discrepância na representatividade de mulheres entre os cursos, elencando possíveis fatores para essa diferença, além de destacar a importância de ações para o aumento de mulheres na Computação.

Palavras-chave: Participação feminina, Computação, Ensino Técnico, Ensino Superior, IF Goiano

Referências

Azevedo, J. T. (2024). Evasão da mulher no curso de Ciências Contábeis: um retrato pós-pandemia (Master's thesis).

Brasil. Ministério da Educação. (2025). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Disponível em: [link]

Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (2025). Futuras Cientistas. Disponível em: [link]

CNPQ. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (2025). CHAMADA CNPQ Nº 31/2023 - MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO. Disponível em: [link]

Farias, S., Nunes, M., Santana, T., Louzada, N., Braga, R., & Braga, A. (2021). A interdisciplinaridade em um curso de extensão como forma de empoderamento feminino na computação. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 260-264). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15862

Fiori, M., Rodrigues, M., Oliveira, L., Maia, A., Rocha, M., Pereira, V., Rabelo, J., & Marques, A. (2021). Transformando ações extensionistas para o ambiente digital: Um relato de experiência no projeto Meninas Digitais do Vale. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 190-199). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15855

Guedes, A., Andrade, E., Benevides, K., Silva, K., Santos, L., Ferreira, L., Sousa, N., Brandão, R., & Almeida, E. (2021). Projeto Katie: o desafio de motivar meninas para as áreas STEM em meio à pandemia. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 325-329). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15875

IF Goiano. Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. (2025). Ceres. Disponível em: [link]

Lima, M. P. (2013). As mulheres na Ciência da Computação. Revista Estudos Feministas, 21, 793-816.

Marinho, G., Fagundes, S., & Aguilar, C. (2019). Análise da participação feminina nos cursos técnicos e de graduação da área de Informática da Rede Federal de Educação Tecnológica e do Cefet/RJ campus Nova Friburgo. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 21-30). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2019.6709

Marquiori, V., & Oliveira, M. (2021). Um Curso Mooc de Pensamento Computacional contextualizado no Cotidiano Feminino. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 360-364). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15882v

MEC. Plataforma Nilo Peçanha: Observatório de dados e Informações, Disponível em: [link]. Disponível em: 20 de março de 2025.

Miranda, B., Almeida, M., Alves, I., & Campos, L. (2021). Análise da participação feminina no curso de Ciência da Computação da UFCG. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 11-20). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15837

Nunes, M. I. S., de Farias, S. L., Braga, A. H., de Santana, T. S., Braga, R. B., & do Carmo Louzada, N. (2021). Promoção da equidade de gênero por meio de ações extensionistas das Meninas Digitais no Cerrado em tempos de Pandemia. Anais do Computer on the Beach, 12, 596-599.

Programa Meninas Digitais. (2024/2025). Relatório Projetos Parceiros. Disponível em: [link]

Sevilha, N., Silva, R. de O., Borges, V. de O., Pinto, R. A. N., Piantino, L. F. M., Reis, M. J., Sanjulião, L. K. A. F., & Martins, E. (2023). Participação feminina nos cursos de computação nas instituições de ensino de Passos-MG. Revista de Gestão e Secretariado, 14(10), 17395–17412. DOI: 10.7769/gesec.v14i10.2903
Publicado
04/12/2025
DE FARIAS, Sara L.; MACHADO, Janiele de F.; SILVA, Maria Luiza F.; DE SANTANA, Thalia S.; BRAGA, Ramayane B.. Participação Feminina no Ensino Técnico e Superior em Computação: Uma Análise no Campus Ceres do IF Goiano. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 13. , 2025, Luziânia/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 225-233. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2025.17125.