Proposta de Modelo de Veículos Elétricos para Análise de Consumo Energético em Redes Veiculares

  • Divino Alves Ferreira Júnior UFG
  • Leonardo Moraes Fleury UFG
  • Vinicius da C. M. Borges UFG
  • Antônio C. de Oliveira Jr. UFG

Resumo


Veículos elétricos estão se popularizando a cada dia, com interesses vindos dos Estados, das montadoras e dos cidadãos, assim como a comunicação por redes sem fio, seja ela móvel ou Wi-Fi. Com o crescente número de usuários, muitos pesquisadores se preocupam com o fato de que a infraestrutura tradicional possa se tornar insuficiente; logo apostam em redes oportunistas como uma solução. Quanto ao crescimento de carros elétricos, surge a preocupação do impacto que estes protocolos oportunistas podem causar em sua autonomia. Neste trabalho propomos um modelo de abstração e consumo de veículos elétricos para podermos analisar o efeito dos protocolos na autonomia do veículo.

Palavras-chave: Veículos Elétricos, Redes Oportunistas, Protocolos, Modelo de Abstração, Consumo Energético.

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Publicado
08/08/2018
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FERREIRA JÚNIOR, Divino Alves; FLEURY, Leonardo Moraes; BORGES, Vinicius da C. M.; C. DE OLIVEIRA JR., Antônio. Proposta de Modelo de Veículos Elétricos para Análise de Consumo Energético em Redes Veiculares. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 2018. , 2018, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 43-54.