Análise Econômica-Financeira da Instalação de um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica na Modalidade Geração Compartilhada em Goiás

  • Vitor Rezende Faria IFG-Goiânia
  • Guilherme Morais Spíndola UFG

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo avaliar do ponto de vista econômico-financeiro a implantação do sistema de energia solar fotovoltaica por geração compartilhada em dez residências do Estado de Goiás. Para a análise econômico-financeira foram avaliados nos cenários otimista e pessimista perante os indicadores econômicos do valor presente líquido, índice de lucratividade, taxa interna de retorno e payback (simples e descontado), além de comparar com um estudo de caso referência. Os resultados mostram que o sistema é viável, pode ser aceito nos dois cenários avaliados, se mostra superior ao estudo de caso referência em relação aos indicadores econômico-financeiros e pode atrair participantes com potencial de investidores.

Palavras-chave: Energia Solar, Geração Compartilhada, Lucratividade, Viabilidade Econômica.

Referências

ANEEL (2012). Resolução normativa 482. Estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, o sistema de compensação de energia elétrica, e dá outras providências, 17. Disponível em .

ANEEL (2015). Resolução normativa 687. Altera a Resolução Normativa 482. Disponível em .

Cabral, I. and Vieira, R. (2012). Viabilidade econômica x viabilidade ambiental do uso de energia fotovoltaica no caso brasileiro: uma abordagem no período recente. In III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, volume 19.

Casarotto Filho, N. and Kopittke, B. H. (2011). Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. Atlas. do Brasil, R. F. (2016). Instrução normativa da receita federal do brasil no 1.634, de 06 de maio de 2016. Dispõe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Diário Oficial da União, Brasília - DF.

EPE (2017). Balanço energético nacional 2017 - Ano base 2016. EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Disponível em .

Junior, W. P., Takigawa, F., Neto, E. A. C. A., and Fernandes, R. C. (2018). Levantamento da geração distribuída compartilhada no brasil. In VII Congresso Brasileiro de Energia Solar-CBENS 2018.

Nacional, C. (1971). Lei no 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a Política Nacional de Co-operativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília - DF.

Nacional, C. (1976). Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Diário Oficial da União, Brasília - DF.

Nacional, C. (2002). Código civil brasileiro. Capítulo VII - Da Sociedade Corporativa. Disponível em .

Nacional, C. (2008). Lei no 11.795, de 08 de outubro de 2008. Dispõe sobre o Sistema de Consórcio. Diário Oficial da União, Brasília - DF.

Spíndola, G. M. (2018). Estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira de energia solar fo-tovoltaica em uma residência de senador canedo (go). Short paper apresentado na disciplina de Introdução ao Gerenciamento da Construção do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil da UFG.
Publicado
08/08/2018
Como Citar

Selecione um Formato
FARIA, Vitor Rezende; SPÍNDOLA, Guilherme Morais. Análise Econômica-Financeira da Instalação de um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica na Modalidade Geração Compartilhada em Goiás. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 2018. , 2018, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 79-92.