Parâmetros de Avaliação Multidimensionais: Aspiração para Modelos de Maturidade de Gestão do Conhecimento

  • Douglas de F. Alves UFG
  • Eliomar A. de Lima UFG

Resumo


A realidade no contexto organizacional deve ser percebida pela sua complexidade e gerenciá-la tem sido um desafio para os seus líderes. A dinâmica inerente à atuação das organizações dificulta a adoção das práticas de Gestão do Conhecimento (GC), pois a instabilidade, incertezas e turbulências implicam em mudanças constantes no negócio. O objetivo deste estudo é definir parâmetros de avaliação que possam contribuir para a especificação de modelos de maturidade de GC, de modo a assegurar os preceitos relacionais e contextuais inerentes aos sistemas organizacionais. Trata-se de um trabalho de revisão narrativa que culminou com a descoberta de parâmetros de natureza multidimensional para avaliação do nível de maturidade de GC em cenários complexos.

Palavras-chave: Contexto Organizacional, Complexidade, Gestão do Conhecimento, Parâmetros de Avaliação, Modelo de Maturidade.

Referências

Castro, G. D. (2005). Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: um instrumento de diagnóstico.

Checkland, P. (1981). Systems thinking, systems practice.

Chen, F., e Burstein, F. (2006). A dynamic model of knowledge management for higher education development. In Information Technology Based Higher Education and Training, 2006. ITHET'06. 7th International Conference on (pp. 173-180). IEEE.

Cruz, C. A. (2007). Gestão Estratégica do Conhecimento: estudo exploratório em empresas instaladas nos parques tecnológicos do estado de São Paulo (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Del-rey-camorro, F. M., Roy, R.; Wegen, B. V. e Steele, A. (2003), A framework to create key performance indicators for knowledge management solutions. Journal os Knowledge Management, vol. 7(2), pp. 46-62.

Davenport, T. e Prusak L. (1998), Conhecimento Empresarial: Como as Organizações Gerenciam o seu Capital Intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 6ª ed.

Drucker, P. F. (1997). Rumo à nova organização. HESSELBEIN, Frances, 15-19.

Ehms, K. e Langen, M. (2002), Holistic development of knowledge management with KMMM. Siemens AG, Alemanha.

Galati, F. (2015). At what level is your organization managing knowledge? Measuring Business Excellence, 19(2), 57-70.

Gharajedaghi, J. (2011). Systems thinking: Managing chaos and complexity: A platform for designing business architecture. Elsevier.

Goldoni, V. (2007). Indicadores para avaliação da gestão do conhecimento: o caso de empresas de desenvolvimento de software (Master's thesis, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Gonçalo, C. R., Junges, F. M. e Borges, M. L. (2010). Avaliação da gestão do conhecimento: modelos de mensuração. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, São Carlos. Anais São Carlos: ABEPRO. p.15.

Hartono, B., Ramadhani, V. S., Ratnadilla, Y., Indarti, N. e Chai, K. H. (2015). Knowledge management maturity and organizational performance in project-based organizations: Initial evidence from Indonesia. In Industrial Engineering and Engineering Management (IEEM), 2015 IEEE International Conference on (pp. 656-660). IEEE.

Heerdt, A. P. S. (2002). Competências essenciais dos coordenadores de curso em uma instituição de ensino superior.

Hooff, B. V. D. e Huysman, M. (2009), Managing knowledge sharing: Emergent and engineering approaches. Information & Management, vol. 46(1), pp. 1-8.

Hsieh, P. J., Lin, B. e Lin, C. (2009). The construction and application of knowledge navigator model (KNM™): An evaluation of knowledge management maturity. Expert Systems with Applications, 36(2), 4087-4100.

Jasimuddin, S. M. (2007), Exploring knowledge transfer mechanisms: the case of a UK-based group within a high-tech global corporation. International Journal of Information Management, vol.27(4), pp. 294-300.

Johnson, G., Scholes, K. e Whittington, R. (2009). Explorando a estratégia corporativa:texto e casos. Bookman Editora.

Jiuling, X., Jiankang, W. e Hongjiang, Y. (2012, October). Study on maturity level transition mechanism of knowledge management. In Information Management, Innovation Management and Industrial Engineering (ICIII), 2012 International Conference on (Vol. 1, pp. 325-328). IEEE.

Jones, P. M. (2001). Collaborative knowledge management, social networks, and organizational learning. Systems, Social and Internationalization Design Aspects of Human-Computer Interaction, 2, 306-309.

Kraemer, R., de Sá Freire, P., de Souza, J. A. e Dandolini, G. A. (2017). Maturidade de Gestão do Conhecimento: Uma Revisão Sistemática da Literatura para Apoiar o Desenvolvimento de Novos Modelos de Avaliação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 7(1), 66-79.

Kruger, C. J. e Johnson, R. D. (2010). Principles in knowledge management maturity: A South African perspective. Journal of Knowledge Management, 14(4), 540-556.

Kruger, C. J. e Snyman, M. M. M. (2007), Guidelines for assessing the knowledge management maturity of organizations. South African Journal of Information Management, vol. 9(3), pp. 1--11.

Kulkarni, U.; Ravidran, S. e Freeze, R. (2007), A knowledge management success model: Theoretical development and empirical validation. Journal of Management Information Systems, vol. 23(3), pp. 309-347.

Kuriakose, K. K., Raj, B., Satya Murty, S. A. V. e Swaminathan, P. (2010). Knowledge management maturity models–a morphological analysis. Journal of Knowledge Management Practice, 11(3), 1-10.

Lee, J. H. e Kim, Y. G. (2001), A stage model of organizational knowledge management: a latent content analysis. Expert Systems with Applications, vol. 20(4), pp. 299-311.

Lima, E. A. (2007). Plataformas de DTV: Impactos da Convergência Digital. Monografia de Especialização em Telecomunicações, Escola de Engenharia, UFG, Goiânia-GO.

Lima, E. A. D. (2009). Factores habilitadores de gestão do conhecimento: estudo de caso no Sector de Educação Superior brasileiro (Doctoral dissertation).

Lima, E. A., Molinaro, L. F., Garrossini, D. F. e Soares, C. M. (2015). Complexidade Sistêmica: Uma Proposta de Construto de Visão Multidimensional.

Lin, H.F. (2007), A stage model of knowledge management: an empirical investigation of process and effectiveness. Journal of Information Science, vol. 33(6), pp. 643-659.

Lin, C., Wu, J. C. e Yen, D. C. (2012). Exploring barriers to knowledge flow at different knowledge management maturity stages. Information & Management, 49(1), 10-23.

Lodi, J. B. (1984). História da Administração. 8ª. São Paulo: Pioneira.

Luchesi, E. S. F. (2012). Gestão do conhecimento nas organizações. Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET): Notas Técnicas (NT), 221.

Mehta, N., Oswald, S. e Mehta, A. (2007). Infosys Technologies: improving organizational knowledge flows. Journal of Information Technology, 22(4), 456-464.

Moraes, M. C. e Valente, J. A. (2008). Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. São Paulo: Paulus.

Morin, E. (2011), Introdução Ao Pensamento Complexo, Sulina, Porto Alegre, RS, 4ª Ed.

Natale, C. H. C., Neves, J. T. R. e Carvalho, R. B. (2016). Maturidade em gestão do conhecimento: análise das percepções dos gestores de uma grande empresa de construção civil. Informação & Informação, 21(1), 375-406.

Naves, F. L., Mafra, L. A. S., Gomes, M. A. O. e Amâncio, R. (2000). Diagnóstico organizacional participativo: potenciais e limites na análise de organizações. Organizações & Sociedade, 7(19), 53-66.

Oliveira, M., Pedron, C., Romão, M. e Becker, G. (2011). Proposta de um modelo de maturidade para Gestão do Conhecimento: KM3. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 10(4), 11-25.

Oliveira, M. e Pedron, C. D. (2014, September). Maturity Model for Knowledge Management and Strategic Benefits. In European Conference on Knowledge Management (Vol. 2, p. 748). Academic Conferences International Limited.

Oliveira, M., Pedron, C. D., Nodari, F. e Ribeiro, R. (2014). Knowledge management in small and micro enterprises: applying a maturity model. In European Conference on Knowledge Management (Vol. 2, p. 757). Academic Conferences International Limited.

Paulzen, O., Doumi, M., Perc, P. e Cereijo-Roibas, A. (2002), A maturity model for quality improvement in knowledge management. ACIS Proceedings.

Pee, L. G. e Kankanhalli, A. (2009). A model of organisational knowledge management maturity based on people, process, and technology. Journal of Information & Knowledge Management, 8(02), 79-99.

Pérez, J. E. A. (2012). Associations between the maturity of knowledge management and innovative performance: organization and people, and interpretation. Revista Lasallista de Investigación, 9(1), 86-95.

Perrotti, E. (2004), Estrutura Organizacional e Gestão do Conhecimento. Tese de Mestrado em Administração, USP, São Paulo-SP.

Rauniar, R., Rawski, G. e Meacham, J. (2007). Collective Ambition, Creative Chaos, Information Redundancy, and Shared Knowledge in Integrated Product Development–Case Study. Journal of Information & Knowledge Management, 6(02), 79-89.

Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paulista de enfermagem, 20(2), v-vi.

Robinson, H. S., Anumba, C. J., Carrillo, P. M. e Al-Ghassani, A. M. (2006), STEPS: a knowledge management maturity roadmap for corporate sustainability. Business Process Management Journal, vol. 12(6), pp. 793-808.

Rummler, G. A., & Brache, A. P. (1994). Melhores desempenhos das empresas.

Salojärvi, S., Furu, P. e Sveiby, K. E. (2005). Knowledge management and growth in Finnish SMEs. Journal of knowledge management, 9(2), 103-122.

Senge, P. M. (2009). A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. Best Seller.

Serna, E. (2012). Maturity model of Knowledge Management in the interpretativist perspective. International Journal of Information Management, 32(4), 365-371.

Smith, K. G., Mitchell, T. R. e Summer, C. E. (1985), Top level management priorities in different stages of the organizational life cycle. Academy of Management Journal, vol. 28(4), pp. 799-820.

Sujanova, J., Gabris, P., Licko, M., Pavlenda, P. e Stasiak-Betlejewska, R. (2012). Aspects of knowledge management in Slovak industrial enterprises. In Proceedings of the 13th European Conference on Knowledge Management (Vol. 60, pp. 1135-1144).

Sujanova, J., Caganova, D. e Soos, L. (2015). Innovation, knowledge and multicultural management influence on intellectual capital in industrial enterprises. Turkish Online Journal of Educational Technology, v. 2015, p. 289-300.

Terra, J. C. C. (2005). Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial.

Teah, H. Y., Pee, L. G. e Kankanhalli, A. (2006). Development and application of a general knowledge management maturity model. Tenth Pacific Asia Conference on Information Systems.

Trigo, M. R., Vasconcelos, J. B., Camelo, C. e Quoniam, L. (2007). A organização em comunidades de prática com o objetivo de facilitar a implementação do planejamento estratégico numa Instituição do Ensino Superior.

Van-de-vem, A. H. e Poole, M. S. (1995). Explaining development and change in organizations. Academy of Management Review, vol. 20(3), pp. 510-540.

Wheatley, M. J. (1996). Liderança e a nova ciência. Editora Cultrix.
Publicado
08/08/2018
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Douglas de F.; LIMA, Eliomar A. de. Parâmetros de Avaliação Multidimensionais: Aspiração para Modelos de Maturidade de Gestão do Conhecimento. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 2018. , 2018, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 191-204.