Avaliação de Metodologia para Implementação do BPM
Resumo
Este trabalho pretende avaliar o nível de aprendizado alcançado com a aplicação de metodologia baseada na disciplina de Gestão de Processos de negócios (BPM). O estudo se desenvolveu por meio de análise exploratória sobre um conjunto de empresas, instaladas no Estado de Goiás, que passaram por um processo de intervenção em nível de consultoria ou capacitação para melhoria de processos de negócio. Para tanto, estruturou-se um instrumento de avaliação a partir de fatores apontados como críticos para o sucesso na implementação de processos de negócio no âmbito corporativo. Os resultados permitiram revelar um quadro de aceitação favorável à assimilação da metodologia aplicada, mas com forte tendência de insatisfatoriedade em termos de sustentação e acomodação das práticas e ações planejadas.
Referências
Antonello, C. S., Boff, L. H., et al. (2005). Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre.
Baldam, R., VALLE, R., PEREIRA, H., HILST, S., ABREU, M., and SOBRAL, V. (2007). Gerenciamento de processos de negócios: Bpm–business process manage-ment. São Paulo: Érica.
Capote, G. (2011a). Guia para formação de analistas de processos. Business Process Management. Rio de Janeiro: Bookess.
CBOK, B. (2009). Guide to the business process management common body of kno-wledge. Versão 2.0. 2009. Disponível em: www. abpmp. org. Acesso em: 25 nov 2012.
CBOK, B. (2013). Guia para o gerenciamento de processos de negócio corpo comum de conhecimento. Association of Business Process Management Professionals. ABPMP BPM CBOK, 3.
de Andrade, M. M. (2000). Como Preparar Trabalhos Para Cursos de Pós-graduação: Noções Práticas . Editora Atlas SA.
Feldman, M. S. and Pentland, B. T. (2003). Reconceptualizing organizational routines as a source of flexibility and change. Administrative science quarterly, 48(1):94–118. for double-blind review, R.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA.
Gonçalves, J. E. L. (2000). As empresas são grandes coleções de processos. Revista de administração de empresas, 40(1):6–9.
JOHANSSON, H. J., Mchugh, P., Pedlebury, J., and Wheller III, W. (1995). Processos de negócios. São Paulo: Pioneira.
Mariano, I. C. (2012). Melhoria de processos pelo bpm: Aplicação no setor público.
Morais Junior, N. P. (2014). Melhoria do processo de gestão da construção cível com uso da disciplina bpm. Dissertação de mestrado apresentada em TEDE - Sistemas de Publicação eletrônica de Teses e Dissertações, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Osterwalder, A. and Pigneur, Y. (2010). Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons.
Ostrenga, J., Haleblian, J., Poulsen, B., Ferrell, B., Mueller, N., and Shastri, S. (1993). Vehicle design for a new tropical steroid, fluocinonide. Journal of Investigative Der-matology, 56(5):392–399.
Pizza, W. R. (2012). A metodologia business process management (bpm) e sua importân-cia para as organizações. Monografia apresentada no curso de Tecnologia em proces-samento de dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo-FATEC SP.
Scucuglia, R. (2011). Mapeamento e gestão por processos: Bpm. Gestão orientada a entrega por meio de objetos. São Paulo: M. Books do Brasil.
Torres, I. d. S. (2015). Aplicação da metodologia bpm em uma ifes: proposição de um modelo estendido.
Zarifian, P. (1997). Organização e sistema de gestão: à procura de uma nova coerência. Gestão & Produção, 4(1):76–87.