Etnografia como Base no Desenvolvimento de um ERP Voltado para o Hospital HAB

  • Péterson S. Jesus IFG-Anápolis
  • Alessandro R. Silva IFG-Anápolis

Resumo


Este trabalho consiste em exibir o estudo, a análise e o levantamento de requisitos das relações administrativas, interconexões com a produção da informação e operação de sistemas no Hospital de Apoio de Brasília. E posterior construção de um ERP capaz de reformular o processo de comunicação e otimizar as atividades administrativas, atual motivo de transtornos e impedimento na agilidade de tarefas. O processo de levantamento de requisitos foi executado, por intermédio da etnografia, técnica utilizada em Engenharia de Software para tal finalidade. Os artefatos encontrados e construídos: responsabilidades dos setores, diagramas e descrição de casos de uso, diagramas de classe, demonstram o quanto a técnica é eficiente e capaz de desocultar problemas e operações não perceptíveis ao analista de requisitos somente com técnicas rápidas como entrevista.

Referências

Wazlawick, R. (2003) Engenharia de Software: Conceitos e Práticas. Elsevier.

Sommerville, I. (2007) Engenharia de Software. Pearson Addison-wesley.

Pressman, R. S. (2006) Engenharia de Software. Mcgraw-hill Higher Education.

Rocha, H. V. and Baranauskas, M. C. C. (2003) Design E Avaliação De Interfaces Humano-Computador.

Mattos, CLG., and Castro, PA., orgs. (2011) Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB.

Consulting, D. (1999) ERP’s Second Wave – Maximizing the Value of ERP-Enabled Processes. New York: Deloitte Consulting.

Balthazar, G. R. (2012) Análise de interação social de Analistas de Requisitos e Usuários na etapa de levantamento de requisitos. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia da Computação, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, São Paulo, 2012. http://cassiopea.ipt.br/teses/2012_EC_Glauber_Rocha.pdf, Setembro.

Marchiori, M. (2010) Os desafios da comunicação interna nas organizações. In Conexão-Comunicação e cultura, volume 9(17).

Siqueira, P., (2005) “Ser afetado”, de Jeanne Favret-Saada. In Cadernos de Campo (São Paulo, 1991), 13(13), pages 155-161.

Stamford, P. P. (2000). ERP: prepare-se para esta mudança. Recife: Ed. da UFPE.
Publicado
08/08/2018
Como Citar

Selecione um Formato
JESUS, Péterson S.; SILVA, Alessandro R.. Etnografia como Base no Desenvolvimento de um ERP Voltado para o Hospital HAB. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 2018. , 2018, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 263-272.