Um Jogo Educacional U-Learning no Processo de Ensino e Aprendizagem da Geometria Analítica
Resumo
A aprendizagem da Geometria Analítica pode tornar-se um desafio para o aluno diante de modelos de ensino que se baseiam em aulas expositivas de conteúdo, apenas. A u-learning sensível ao contexto pode ser uma ferramenta capaz de auxiliar neste processo de ensino, pois adapta-se ao meio e necessidades individuais do aluno. Outra ferramenta de auxílio é o uso de jogos educacionais, visando despertar o interesse e motivação. Este artigo propõe um jogo educacional móvel, em desenvolvimento, u-learning sensível ao contexto de localização do usuário, baseado no jogo “batalha Naval”. O jogo objetiva tornar mais lúdico a aprendizagem da Geometria Analítica facilitando ao aluno criar um elo entre a teoria e a prática.
Referências
Fiorentini, D. and Mioriim, M. Â. (1990). Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim SBM-SP.
Lopes, Á. R., Oliveira, D. C., Aguiar, R. C. S. and Braga, R. T. V. (2017). Aprendizagem ubíqua sensível ao contexto: mapeamento sistemático da literatura sobre ambientes de aprendizagem ubíqua. In VII encontro do CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – III encontro internacional. Lisboa.
Martimiano P. C. (2013). Da batalha naval à geometria analítica. UFSCar, São Carlos.
Saccol, A., Schlemmer, E. and Barbosa, J. (2010). M-Learning e U-Learning: Novas Perspectivas da Aprendizagem Móvel e Ubíqua. v. Person Ed., São Paulo.
Silva, G. P., Ramalho, T. H. G. and Oliveira, R. G. L. (2016). O jogo Batalha Naval: Uma experiência no estudo do Plano Cartesiano. In Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, pages 112–127.
Souza, M. M., Resende R. F., Prado L. S., Fonseca, E. F., Carvalho, F. A., Rodrigues, A. D. (2010). SPARSE: Um Ambiente de Ensino e Aprendizado de Engenharia de Software Baseado em Jogos e Simulação. In XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Paraíba.