Informática na Educação: Integrando Informática às Disciplinas do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo evidencia a utilização da informática básica integrada às disciplinas do ensino fundamental. Com o objetivo de apresentar as contribuições que esta integração promove aos alunos deste público, a pesquisa foi realizada com alunos do 3° ano do ensino fundamental a partir de observação em sala de aula e da constatação da não utilização da informática. Trata-se de uma pesquisa-ação, com aulas práticas de 3 horas para cada disciplina: Ensino Religioso, Inglês, Artes, Matemática, Português, Ciências, Educação Física, Geografia e Redação. A integração da informática com as disciplinas oferece grande relevância para os processos pedagógicos e para a formação e inclusão digital dos estudantes.
Referências
BATISTA, Gilmário. LIBÂNIO, Rosinete. Ferramentas De Compartilhamentos Nas Aulas De Informática E Internet Na Educação. In: Anais da Jornada de Iniciação Cientifica e Extensão (JICE). 2016.
COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinas com as tecnologias da informação e da comunicação. Artmed Editora, 2010.
DA COSTA, Renata L. et al. Informática básica nas escolas públicas buscando a inclusão digital dos estudantes da oitava série do ensino fundamental em diante e da comunidade em geral. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2007.
NASCIMENTO, Karoline Araújo et al. Interdisciplinaridade: informática aplicada as disciplinas do 3° ano do ensino fundamental numa escola pública em Araguatins– Tocantins. In: 8ª JICE-Jornada de Iniciação Científica e Extensão. 2017.
SILVA, Helena et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. 2005.
SPIES, Leani. Integrando informática nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8. Ed. Ver. e ampl. São Paulo: Érica, 2011.
VALENTE, José Armando. Computadores e Conhecimento: representando a educação. 2ª Ed., Campinas, SP: UNICAMP (NIED), 1998.