Avaliação das metodologias de gerenciamento de TI
Resumo
A Tecnologia da Informação (TI) está presente na maioria das empresas, o mercado de computadores no Brasil cresceu 6% em 2017 e o custo anual por usuário atingiu R$ 35 mil. Faz-se necessário a utilização de alguma metodologia de TI, buscando melhorar o gerenciamento da TI e reduzindo os riscos. Este trabalho, pesquisou as principais metodologias de gerenciamento de TI e produziu parâmetros para sua seleção, de uma forma sistêmica e aderente à realidade da empresa. Os parâmetros selecionados foram aplicados num estudo de caso e o resultado foi satisfatório.
Referências
CAMPOS, A. (2005) Sistemas de segurança da informação – Controlando Riscos. [S.l.]: Visual Books.
Castro, R. M.; Braga, J. L. (2012) Seleção de boas práticas de desenvolvimento de software em micro e pequenas empresas: uma abordagem utilizando sistemas baseados em conhecimento. Viçosa: [s.n.].
Ietec. (2007) Empresas aderem a modelos de gestão de TI. Gestão e Tecnologia da Informação. Disponível em: [http://twixar.me/F113]. Acesso em Setembro 2016.
Jacobucci, A. (2015) O que é Gerenciamento de Serviços de TI? ITSM na prática. Disponível em: [http://www.itsmnapratica.com.br/o-que-e-gerenciamento-deservicos- de-ti/]. Acesso em Outubro 2016.
Magalhães, I. L.; Pinheiro, W. B. (2007) Gerenciamento de Serviços de TI na prática. [S.l.]: Novatec.
Meirelles, F. (2017) 28ª Pesquisa Anual do Uso de TI. FGV/EAESP.
Chiari, R. (2014) Para que serve a ISO 20000? ITSM na prática. Disponível em: [http://www.itsmnapratica.com.br/para-que-serve-a-iso-20000/]. Acesso em: Outubro 2016.
Microsoft. (2015) Microsoft Operations Framework - MOF. Disponível em: [ https://blogs.technet.microsoft.com/cmarques/p/mof/]. Acesso em: Outubro 2016.
Bom, J. V. (2006). Foundations of IT Service Management base on ITIL V3. Van Haren.