Adversidades e Intervenções no Ensino da Engenharia de Software: Uma Revisão Sistemática na Literatura

  • Adalmária Ferreira IFCE
  • Tulio Rolim UFC
  • Pedro Luis Barbosa IFCE
  • Jose Ailton Silva IFCE
  • Rangel Félix IFCE
  • Paulo Cesar Silva IFCE

Resumo


O artigo trata-se de uma revisão sistemática a respeito de metodologias alternativas no ensino de Engenharia de Software. Após a busca primária, 36 estudos foram catalogados, lidos e verificados conforme os critérios de inclusão e exclusão, gerando assim uma amostra de 10 estudos. Percebeu-se que a problemática comum relacionada aos trabalhos analisados é o excesso de aulas teóricas aplicadas a diversos conceitos da área em questão. Os usos dessas metodologias visavam melhorar a motivação e permanência de alunos assim com atrair interesse para a área. As técnicas mais utilizadas eram as voltadas a jogos que pudessem simular a aleatoriedade e problemáticas encontradas no mercado de trabalho.

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Publicado
16/10/2018
FERREIRA, Adalmária ; ROLIM, Tulio ; BARBOSA, Pedro Luis; SILVA, Jose Ailton; FÉLIX, Rangel ; SILVA, Paulo Cesar. Adversidades e Intervenções no Ensino da Engenharia de Software: Uma Revisão Sistemática na Literatura. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 178 - 183.