Um Estudo de Caso com a Ferramenta Algodoo Para o Ensino da Disciplina de Física no Ensino Médio Através de Simulações Computacionais em 2D

  • Lethycia Carvalho IFCE
  • Marcos Vinícius Araújo IFCE
  • Rhyan Brito IFCE

Resumo


Os conteúdos de Física são bastante conhecidos por apresentarem dificuldades de compreensão por parte dos alunos. Nessa perspectiva realizou-se um estudo com alunos do 1º ano do ensino médio a fim de averiguar a eficácia do Algodoo como ferramenta de auxílio a aprendizagem. Objetivando verificar a eficiência do Algodoo como ferramenta facilitadora de ensino e aprendizagem. A metodologia adotada baseou-se em pesquisas bibliográficas e no estudo de caso realizado com uma turma de primeiro ano. Os resultados mostraram-se positivos com relação a aprendizagem com o software Algodoo. O trabalho revelou a importância da utilização de softwares como mecanismo de apoio ao ensino-aprendizagem de conte´udos de Física através de simulações em 2D.

Referências

Begosso, L. C. (2013). Greenfoot: uma abordagem para o ensino de programação de computadores. Sistemas e Tecnologias de Informação, page 218.

Bergin, J., Marquardt, K., Manns, M. L., Eckstein, J., Sharp, H., Wallingford, E., et al. (2004). Patterns for experiential learning. Learning Nov, 25(2002):477.

Bittencourt, R. A., Rocha, A. S., Santana, B. L., Santana, C. S., Carneiro, D. A., Borges,

G. A., Chalegre, H. S., Silva, J. F., Santos, J. M. J., Silva, L. A., et al. (2013). Aprendizagem

de programação através de ambientes lúdicos em um curso de engenharia de computação: Uma primeira incurs˜ao. In XXI Workshop sobre Educação em Computação–XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Finizola, A. B., Raposo, E. H. S., Pereira, M. B. P. N., Gomes, W. S., de Araújo, A. L. S. O., and Souza, F. V. C. (2014). O ensino de programação para dispositivos móveis utilizando o mit-app inventor com alunos do ensino médio. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 20, page 337.

Germano, E. D. T. et al. (2016). O software algodoo como material potencialmente significativo para o ensino de física: simulações e mudanças conceituais possíveis. Master’s thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Nogueira, K., Nogueira, K., Lamounier, E., and Cardoso, A. (2013). Aplicação do ambiente alice para ensino de lógica para alunos inciantes em cursos de programação.

Publicado
16/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
CARVALHO, Lethycia ; ARAÚJO, Marcos Vinícius; BRITO, Rhyan. Um Estudo de Caso com a Ferramenta Algodoo Para o Ensino da Disciplina de Física no Ensino Médio Através de Simulações Computacionais em 2D. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 184 - 189.