SADAM - Sistema de Aquisição de Dados e Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica Residencial

  • Paulo Cesar Silva IFCE
  • Renato Souza IFCE
  • Francisco Alves IFCE
  • Rangel Félix IFCE
  • Tulio Rolim UFC
  • Jose Silva IFCE
  • Pedro Luis Barbosa IFCE
  • João Carlos Lima IFCE

Resumo


O aumento do consumo de energia elétrica vêm trazendo à tona a importância de soluções que contribuam para a otimização da eficiência energética no setor elétrico. Com vista nessa problemática, o presente trabalho tem por objetivo expor a metodologia utilizada para desenvolvimento de um sistema de monitoramento do consumo de energia de equipamentos elétricos, de forma que seja possível a leitura de dados que revelem o consumo de energia desses equipamentos, bem como a exposição em tempo real de suas informações por meio de uma aplicação android. Para isso desenvolveu-se um sistema eletrônico baseado em Arduino e uma interface de rede. Os resultados mostraram que a proposta apresentada pode contribuir com a eficiência energética domiciliar por permitir relatórios com detalhes preciosos sobre o uso de energia elétrica em residências.

Referências

Agency, International Energy. About Smart Grids. http://www.iea.org/topics /electricity/subtopics/smartgrid/. Acesso em. 02 mar. 2018.

Big. Banco de Informações de Geração: Capacidade de Geração do Brasil (2017). http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/capacidade brasil.cfm. Acesso em. 04 de abr. 2018.

Cdeic. Comissão de desenvolvimento econômico, indústria e comércio - Parecer CDEIC (2015).

Cesário Júnior, J. M. Um medidor de energia elétrica integrado em redes de comunicações. 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado) Curso de Tecnologia, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, 2014.

Dea. EPE: Estudos da eficiência energética Nota técnica DEA 10/14 Consumo de Energia no Brasil. Rio de Janeiro (2014).

Eficienergy. Eficiência Energética: É a atividade melhorar o uso das fontes de energia. 2015. http://eficienergy.com.br/eficienciaenergetica/. Acesso em. 17 abr. 2018.

Eggea, R. F. Gerenciamento de energia incluindo painel fotovoltaico e armazenamento de energia para redes elétricas inteligentes via aplicativo de celular. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado) Curso de Desenvolvimento de Tecnologia, Instituto de Tecnologia Para O Desenvolvimento, Curitiba, 2014.

Energy, U. S. Department Of. Smart Grids. http://energy.gov/oe/services/techn ologydevelopment/smartgrid. Acesso em. 02 abr. 2018.

Instruments, D. Model ELUSBACT Data Logger. 2015. http://www.dataq.com/products/lascar/elusb/elusbactdatalogger.html. Acesso em. 17 fev. 2018.

Itaipu Binacional. Brasil precisa acrescentar a energia de "oito Itaipus" em 15 anos. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. https://www.itaipu.gov.br/saladeimprensa/noticia/brasilprecisaacrescentarenergiadeoitoitaipusem15anos. Acesso em 28 de abr. 2018.

Publicado
16/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Paulo Cesar ; SOUZA, Renato ; ALVES, Francisco ; FÉLIX, Rangel ; ROLIM, Tulio ; SILVA, Jose ; BARBOSA, Pedro Luis; LIMA, João Carlos. SADAM - Sistema de Aquisição de Dados e Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica Residencial. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 244 - 249.