As imperfeições causadas pelo Aliasing nos jogos e os métodos de Anti-Aliasing utilizados para resolução destas falhas

  • Luan Coimbra IFTO
  • José Carlos Silva IFTO
  • Ennio Silva IFTO

Resumo


O presente artigo traz uma breve análise sobre os efeitos serrilhados causados pelo problema de aliasing que frequentemente ocorrem nas imagens de jogos eletrônicos, bem como os principais motivos por trás destes erros gráficos. Sob esta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar as principais formas de “solucionar” este problema, assim como uma análise comparativa entre estes algoritmos denominados anti-aliasing que foram explanados e contrastados de acordo com o custo e desempenho. A análise mostrou que estes dois elementos devem estar alinhados para o melhor custo-benefício.

Referências

AGOSTINI, Luciano; BAMPI, Sergio. Arquitetura Integrada para Conversor de Espaço de Cores e Downsampler para a Compressão de Imagens JPEG. In: VII Workshop IBERCHIP. 2001. Disponível em:[https://www.researchgate.net/profile/Luciano_Agostini/publication/242088577_Projet o_de_uma_Arquitetura_de_DCT_1D_para_a_Compressao_de_Imagens_JPEG/links/00 b7d53965eed3a6ec000000.pdf] Acesso em: 18 fev. 2018.

ARAÚJO, Rogério Henrique C.; SILVA, Wilton Lacerda. Visualização Síncrona de Processos com o OpenGL. Ciência & Desenvolvimento-Revista Eletrônica da FAINOR, v. 1, n. 1, p. Pág. 72-77, 2008. Disponível em:[http://srv02.fainor.com.br/revista/index.php/memorias/article/download/21/17] Acesso em: 28 fev. 2018

CASTRO, Diogo Ferreira De. Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista. 2015. Dissertação de mestrado.

Disponível em: [http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/8142/1/DM_DiogoCastro_2015_MEI.pdf] Acesso em: 27 fev. 2018.

PFUTZENREUTER, Edson P. Aspectos da Imagem nos Videogames/Aspects of the Image in Video games. Revista Hipertexto (descontinuada), v. 4, n. 3, p. 73-86, 2014. Disponível em:[http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=hipertexto&page=article&op=dow nload&path%5B%5D=656&path%5B%5D=673] Acesso em: 28 fev. 2018

SCURI, Antonio Escaño. Fundamentos da imagem digital. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1999. Disponível em:[https://sites.google.com/site/gcamarac/bcc-326---processamento-de- imagens/apostila20imagem20digital.pdf] Acesso em 27 dez. 2017.

TEIXEIRA, João Marcelo XN et al. Improving ray tracing anti-aliasing performance through image gradient analysis. In: Computing Systems (WSCAD- SCC), 2010 11th Symposium on. IEEE, 2010. p. 144-151. Disponível em:[https://www.researchgate.net/profile/Veronica_Teichrieb/publication/224198219_I mproving_Ray_Tracing_Anti- aliasing_Performance_through_Image_Gradient_Analysis/links/57868e1408aef321de2c 6d9b.pdf] Acesso em 27 dez. 2017.

Publicado
16/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
COIMBRA, Luan ; SILVA, José Carlos; SILVA, Ennio . As imperfeições causadas pelo Aliasing nos jogos e os métodos de Anti-Aliasing utilizados para resolução destas falhas. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 268 - 273.