Uma contribuição a prática de reuso de lixo eletrônico por meio do desenvolvimento de um protótipo de sistema de presença

  • Luís Teles UESPI
  • Darielson Souza UFC
  • Atila Lopes UESPI
  • Jefferson Souza UESPI
  • Rodrigo Baluz UESPI
  • Tiego Nascimento UESPI

Resumo


Este artigo apresenta um protótipo de hardware para sistemas genéricos de detecção de presença, construído a partir de dispositivos eletrônicos de um mouse velho, com o objetivo de contribuir para a prática de reúso de hardware, apresentando uma forma de reutilizar equipamentos e componentes eletrônicos, prestes a serem descartados, para o desenvolvimento de novos produtos. A principal motivação deste trabalho foi a busca por uma alternativa prática, fácil e barata, para o problema do aumento acelerado de lixo eletrônico, e suas conseqüências para o meio ambiente. Foram feitos testes funcionais e avaliação da aplicabilidade do protótipo, que obteve resultados satisfatórios.

Palavras-chave: Reuso, Automação, Hardware, Protótipo

Referências

da Silva, T. L. and Agostini, L. (2004). Sistemas em chip baseados no reuso de hardware.

Hernandez, É. B. (2005). Macanudo: uma abordagem baseada em componentes voltada a reuso de projetos de hardware.

Junior, A. (2014). Relatório sobre mouses Ópticos. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAPQEAL/relatorio-sobre-mouses-opticos, acessado em 30 de novembro de 2017.

Lee, C.-M., Choi, Y.-H., Ha, J.-H., and Woo, W.-S. (2017). Eco-friendly technology for recycling of cutting fluids and metal chips: A review. International Journal of Precision Engineering and Manufacturing-Green Technology, 4(4):457–468.

Morales, L. L. (2014). Gestão do resídou eletrônico em universidade: estudo de caso no centro de descarte e reuso de resídous de informática (CEDIS) USP. PhD thesis, Universidade de São Paulo.

ONU (2017). Organização das nações unidas - relatório prevê que mundo terá 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2017. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onupreve-que-mundo-tera-50-milhoes-de-toneladas-de-lixoeletronico-em-2017/, acessado em 30 de novembro de 2017.

Rossini, V. and Sanches, S. H. D. F. N. (2017). Obsolescência programada e meio ambiente: A geração de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Revista de Direito e Sustentabilidade, 3(1):51–71.

Publicado
16/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
TELES, Luís ; SOUZA, Darielson ; LOPES, Atila ; SOUZA, Jefferson; BALUZ, Rodrigo; NASCIMENTO, Tiego. Uma contribuição a prática de reuso de lixo eletrônico por meio do desenvolvimento de um protótipo de sistema de presença. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO PIAUÍ (ERI-PI), 4. , 2018, Teresina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 286 - 291.