Uma contribuição a prática de reuso de lixo eletrônico por meio do desenvolvimento de um protótipo de sistema de presença
Resumo
Este artigo apresenta um protótipo de hardware para sistemas genéricos de detecção de presença, construído a partir de dispositivos eletrônicos de um mouse velho, com o objetivo de contribuir para a prática de reúso de hardware, apresentando uma forma de reutilizar equipamentos e componentes eletrônicos, prestes a serem descartados, para o desenvolvimento de novos produtos. A principal motivação deste trabalho foi a busca por uma alternativa prática, fácil e barata, para o problema do aumento acelerado de lixo eletrônico, e suas conseqüências para o meio ambiente. Foram feitos testes funcionais e avaliação da aplicabilidade do protótipo, que obteve resultados satisfatórios.
Referências
Hernandez, É. B. (2005). Macanudo: uma abordagem baseada em componentes voltada a reuso de projetos de hardware.
Junior, A. (2014). Relatório sobre mouses Ópticos. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAPQEAL/relatorio-sobre-mouses-opticos, acessado em 30 de novembro de 2017.
Lee, C.-M., Choi, Y.-H., Ha, J.-H., and Woo, W.-S. (2017). Eco-friendly technology for recycling of cutting fluids and metal chips: A review. International Journal of Precision Engineering and Manufacturing-Green Technology, 4(4):457–468.
Morales, L. L. (2014). Gestão do resídou eletrônico em universidade: estudo de caso no centro de descarte e reuso de resídous de informática (CEDIS) USP. PhD thesis, Universidade de São Paulo.
ONU (2017). Organização das nações unidas - relatório prevê que mundo terá 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2017. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onupreve-que-mundo-tera-50-milhoes-de-toneladas-de-lixoeletronico-em-2017/, acessado em 30 de novembro de 2017.
Rossini, V. and Sanches, S. H. D. F. N. (2017). Obsolescência programada e meio ambiente: A geração de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Revista de Direito e Sustentabilidade, 3(1):51–71.