O uso das Tecnologia de Informação e Comunicação na educação: um relato de experiência
Resumo
O presente artigo justifica-se em um relato de experiência do Estágio Supervisionado, atentando-se para o uso das tecnologias de informação e comunicação como uma ferramenta de apoio no processo de ensino aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo de proporcionar o uso de estratégias diferenciadas de ensino, em prol de um ensino prazeroso e de qualidade. Concluísse que com a utilização das TIC possibilita a incorporação da informática de forma independente da linha metodológica utilizada, desenvolvendo competências que abrange toda a sociedade.
Referências
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
GERHARDT, T. E. SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Médio, Bases Legais/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Brasília, 1999.
TAJRA, S. F. Informática na Educação: Novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo Editora: Érica Ltda. 2011.
VEIGA, I. P. A. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991.- (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
VEIGA, I. P. A. Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 2006.
VICTAL, E.R.N. Aprendendo sobre o uso de Jogos Digitais na Educação. 2015. In: Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015).